Maghreb Arabe Presse*
Addis Ababa (Etiópia) – O setor turístico no Marrocos gerou cerca de US$ 8 bilhões em 2007, quando 7,45 milhões de turistas visitaram o país do Norte da África, segundo informou o representante da embaixada marroquina na Etiópia, Omar Semmar.
Falando em um encontro sobre a situação econômica e social na África, o diplomata marroquino apresentou a experiência de seu país no turismo, declarando que desde 2001 o Marrocos transformou o turismo em um setor prioritário em sua estratégia de desenvolvimento através da implantação do Plano Azur, cujo objetivo é alcançar 10 milhões de turistas ao ano no Marrocos até 2010.
Semmar declarou que o turismo deve ser a escolha dos países africanos em seus esforços para diversificar a entrada de recursos financeiros. "O turismo é uma fonte de renda em moeda estrangeira para os países africanos e um setor econômico que traz importantes ganhos econômicos e trabalhistas para melhorar a qualidade de vida dos habitantes do continente", declarou Semmar.
O diplomata marroquino pediu para que a Comissão Econômica da União Européia para a África inclua em sua agenda o desenvolvimento do setor turístico e que ajude os países africanos a fazer do turismo uma alavanca para o desenvolvimento econômico e para que os países alcancem os Objetivos do Milênio.
*Tradução de Mark Ament

