Alexandre Rocha
alexandre.rocha@anba.com.br
São Paulo – Um dos setores em que a Câmara de Comércio Árabe Brasileira pretende trabalhar mais intensamente em 2008 é o de turismo. A entidade firmou recentemente um acordo de cooperação para promoção comercial com o Ministério do Turismo do Brasil. Entre as ações previstas está a participação na Arabian Travel Market, feira do ramo que vai ocorrer em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em maio.
Além disso, a entidade pretende trazer ao país profissionais árabes do setor para falar aos brasileiros sobre o potencial turístico da região. A idéia é repetir a experiência realizada no ramo de construção. No ano passado, a Câmara trouxe o engenheiro Greg Sang, da Emaar Properties, para falar sobre o segmento em Dubai durante a Revestir, feira de material de construção que ocorreu em São Paulo.
Segundo o presidente da Câmara Árabe, Antonio Sarkis Jr., a inauguração do vôo direto entre Dubai e São Paulo pela Emirates Airline, ocorrida em outubro de 2007, deu novo fôlego ao turismo bi-regional. Segundo o Departamento de Marketing Turístico e Comercial do emirado, mais brasileiros visitaram Dubai em dois meses do que em 10 anos.
Além de facilitar a vida dos empresários, o vôo, de acordo com Sarkis, está criando uma nova categoria de viajante: aquele que vai para Dubai a turismo, mas aproveita para prospectar negócios. “Isto é resultado do esforço de Dubai para atrair visitantes e do amadurecimento das empresas brasileiras, que estão se expondo cada vez mais”, comentou o vice-presidente de marketing da Câmara Árabe, Rubens Hannun.
Segundo Sarkis, o dono da Emirates, Ahmed Bin Saeed Al Maktoum, disse ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando esteve no Brasil, que o vôo inaugural entre os dois países foi o de maior sucesso feito pela empresa.
Investimentos
O acordo entre a Câmara e o Ministério do Turismo já teve início no final do ano passado, quando um grupo de representantes da entidade e do governo esteve na região do Golfo e se encontrou com executivos de grandes empresas do ramo imobiliário e turístico para falar do potencial do setor hoteleiro do Brasil para investimentos.
Fizeram parte da delegação o ex-presidente e atual vice-presidente administrativo da Câmara Árabe, Paulo Atallah, o diretor de promoção de investimentos do Ministério do Turismo, Alfredo Moraes, o chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Sidney Alves Costa, e o assessor especial da presidência da Câmara, Ely Dawly.
Eles estiveram nos Emirados e no Catar e, em Dubai, se reuniram com executivos dos grupos Nakheel, de desenvolvimento imobiliário, e Jumeirah, que tem uma rede de hotéis. As duas empresas deverão enviar representantes ao Brasil este ano para ver de perto o potencial do país na área de empreendimentos turísticos. “Ao todo foram visitadas quatro grandes empresas com focos diferentes”, disse Sarkis.
Ele destacou que não é possível garantir que estes grupos vão realmente investir no Brasil, pois o trabalho de aproximação nesta seara é de médio e longo prazo. “Estamos trabalhando para mostrar o que a gente precisa e para ver o que eles querem e, assim, encontrar um denominador comum”, afirmou. “Mas este é o momento dos investimentos, assim como há 10 anos era o momento do comércio”, adiantou.

