São Paulo – A grande maioria dos estrangeiros que visitaram ou estão no Brasil em função das Olimpíadas tem intenção de voltar ao País. O dado é de uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (18) pelo Ministério do Turismo. Ela aponta que entre os turistas internacionais, 87,7% pretendem retornar ao Brasil. O índice de satisfação geral deles com a viagem é de 83,1%. Esse percentual de pessoas disse que a visita atendeu ou superou as suas expectativas.
A hospitalidade do povo foi o item mais bem avaliado por eles, seguido pela infraestrutura do aeroporto, os aeroportos de modo geral, as lojas e serviços do aeroporto e as rodovias brasileiras. Nas cidades em que eles permaneceram mais tempo, do que eles mais gostaram foi do serviço de táxi, depois da segurança pública, do transporte público, da limpeza pública, da sinalização turística e depois das telecomunicações e a internet oferecidas.
Quando a pergunta feita pelo Ministério era relativa à infraestrutura para o turista, a melhor avaliação foi para a diversão noturna, depois para os restaurantes e então para a hospedagem. Sobre os serviços de turismo, a melhor avaliação foi para os guias de turismo, depois para a gastronomia, e então para a informação turística.
Sobre os Jogos Olímpicos, 87,1% gostaram da infraestrutura, sinalização, limpeza e banheiros de locais de competição, 84,7% aprovaram a organização geral dos jogos, 80,2% deram nota positiva para o transporte para locais de competição, 80% gostaram do preço dos ingressos e apenas 57,6% aprovaram o atendimento, alimentação e lojas nos locais de jogos. Esses percentuais se referem às pessoas que afirmaram que o serviço atendeu ou superou expectativas.
A pesquisa revelou que o turista estrangeiro das Olimpíadas tem renda média de US$ 3.581 e gastou no Brasil US$ 103,7 por dia. Os visitantes internacionais permaneceram ao redor de 11,7 dias no País. O grande fluxo de estrangeiros em viagem ao Brasil em função da competição olímpica é dos Estados Unidos, que enviou 21,2% do total, seguidos de Argentina, com 14,8%, e da Inglaterra, com 4,8%. Mais da metade, 56,5%, visitou o Brasil pela primeira vez.
O Ministério do Turismo avaliou como muito positivo o resultado da pesquisa. “Os dados mostram que estamos realizando uma Olimpíada memorável. Para o turismo o resultado desta pesquisa é especialmente importante. Mostra que teremos um legado de imagem extremamente positivo”, disse o ministro interino da pasta, Alberto Alves, em nota divulgada.


