Túnis – O Comissário Europeu para Políticas de Vizinhança, Johannes Hahn, anunciou nesta quarta-feira (21), em Túnis, o lançamento de um novo programa europeu de apoio a startups tunisianas no valor de 25 milhões de euros. O plano prevê financiamento para a criação de mil novos negócios, além de recursos para espaços de trabalho compartilhado (co-working) e incubadoras em diferentes regiões do país. As informações são da agência de notícias Tunis Afrique Presse (TAP).
“Este programa está totalmente de acordo com a nova ‘Lei de Startup’, que tem por objetivo impulsionar o empreendedorismo e promover projetos inovadores. Isso fará da Tunísia um polo de negócios para toda a África”, disse Hahn, segundo a TAP. A lei a que ele se refere passou em 09 de março pelo Comitê de Indústria, Energia, Recursos Naturais, Infraestrutura e Meio Ambiente do Parlamento da Tunísia, e será discutida em plenário no final do mês.
A Tunísia precisa gerar empregos. Um dos grupos mais atingidos pelo desemprego é o de jovens recém-formados. De acordo com o comissário da UE, desde 2012 cerca de 60 mil jovens foram beneficiados por programas de microcrédito para lançar ou desenvolver projetos, e outros receberam treinamento e capacitação.