São Paulo – A União Europeia (UE) doou 63 milhões de euros para o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) atender aos sírios que foram deslocados pela guerra civil que atinge o país desde março de 2011. É a maior doação já feita em parcela única pela UE à agência da ONU. A ajuda vem dois dias após um apelo do alto comissariado por US$ 6,5 bilhões para auxiliar no combate à crise no país árabe.
“Devemos fazer o possível para ajudar aqueles que perderam tudo neste conflito. Uma das prioridades do Acnur é ampliar o apoio aos países vizinhos durante o inverno, onde vive a grande maioria dos refugiados sírios e onde as necessidades são maiores do que nunca. O Acnur agradece o apoio da União Europeia,” afirmou António Guterres, Alto Comissário para Refugiados, segundo nota divulgada pelo Acnur.
Desde março de 2011, quando começaram os conflitos na Síria, mais de 2,3 milhões de pessoas já deixaram o país e outras 6,5 milhões tiveram que deixar suas casas e se deslocar internamente pela Síria. A contribuição da UE ajudará a garantir ajuda humanitária a refugiados sírios que estão abrigados no Líbano, na Jordânia e no Iraque.

