São Paulo – A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) abriu as inscrições do processo seletivo para refugiados. Pessoas nesta condição terão pelo menos uma vaga em cada um dos 58 cursos de graduação presencial oferecidos pela instituição. As inscrições podem ser feitas até o dia 02 de outubro.
Para candidatar-se é preciso que a pessoa comprove sua condição de refugiada por meio de documentação emitida pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare). Os procedimentos para inscrição estão disponíveis no edital do processo, no site www.vestibular.ufscar.br. A documentação exigida deverá ser enviada pelos correios para a Pró–Reitoria de Graduação da universidade.
A UFSCar tem instalações nas cidades de São Carlos, Araras e Sorocaba, todas no interior do estado de São Paulo. A relação de candidatos com as inscrições aceitas será divulgada no dia 23 de outubro, com a indicação dos cursos e da data em que deverão comparecer para a realização das provas.
O vestibular para refugiados tem como base a matriz de referência para o Exame Nacional do Ensino Médio, documento utilizado para a elaboração das questões do Enem. A avaliação envolve 40 questões, uma redação e uma apresentação oral na qual o candidato deve desenvolver um conteúdo relativo ao seu curso de interesse.
A instituição realiza o processo seletivo para refugiados desde 2009. Atualmente há oito estudantes em situação de refúgio na universidade, vindos do Iraque, Irã, Congo, Angola, Bolívia, Colômbia e Cuba. Eles frequentam cursos como Administração, Medicina, Imagem e Som, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção e Ciências Sociais.
A lista de candidatos aprovados será divulgada no site www.ufscar.br no dia 27 de fevereiro de 2013.

