Dubai – Muita gente sabe que hoje Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, tem uma das maiores concentrações de shopping centers e arranha-céus do mundo, mas poucos sabem que todo o material multimídia que o visitante vê no Dubai Mall e no Burj Khalifa, respectivamente o maior shopping e o prédio mais alto do mundo, é responsabilidade de um brasileiro.
Reinaldo Mesquita é recifense, mas morou muito tempo no Rio de Janeiro e há cerca de 20 anos se mudou para os Estados Unidos. Hoje ele é gerente de produção e multimídia da área de shoppings da Emaar, incorporadora responsável pela construção e administração do Dubai Mall e Burj Khalifa, e vive em Dubai.
Na última semana, Mesquita levou parte da delegação brasileira, que estava em Dubai para participar da feira Big 5 Show, do ramo de construção, para fazer um tour por algumas das atrações do complexo que reúne o shopping e o prédio.
O grupo de representantes do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Santa Catarina e da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, incluindo a reportagem da ANBA, foi ao Dubai Mall conhecer a Kidzania, um dos parques temáticos instalados dentro do empreendimento. O local reproduz uma pequena cidade onde as crianças podem brincar de ser adultos.
A brincadeira serve para ensinar noções de profissões como jornalista, dentista, bombeiro, policial, pedreiro, cabeleireiro, piloto de avião, entre várias outras, além de informar sobre a importância da educação e do uso racional do dinheiro.
Durante a visita, o administrador do parque, ou “governador”, o norte-americano Will Edwards, apresentou o grupo a Mesquita, que sempre trabalhou com TV e vídeo e até ajudou a montar o estúdio de televisão para as crianças da Kidzania. A atração deriva de uma franquia criada por empresários mexicanos.
A equipe de Mesquita é responsável desde a produção dos vídeos, até a instalação e manutenção dos monitores e displays espalhados pelo complexo. Isso inclui os clipes exibidos no elevador que leva ao mirante do Burj Khalifa, no 124º andar, e o enorme painel multimídia que se estende pela lateral da longa esteira rolante que leva os visitantes da recepção aos elevadores.
Mesquita, casado e pai de dois filhos, acabou se oferecendo como guia e levou os conterrâneos para conhecer o aquário marinho, o zoológico de animais aquáticos instalados dentro do shopping e o próprio Burj Khalifa. “A maior parte dos peixes de água doce é do Brasil”, disse ele sobre os bichos em exibição no zoológico. De fato, lá estão piranhas, bagres e pacus, peixes comuns em rios brasileiros, especialmente na Amazônia.
No Burj Khalifa, o elevador dispara rumo ao “At the Top”, como é chamado o observatório do prédio, a 10 metros por segundo. Lá é possível ter uma visão de 360 graus da cidade a uma altura impressionante. O edifício tem 160 andares e 800 metros no total.

