Abu Dhabi – Residente dos Emirados Árabes Unidos desde 2013, a brasileira Lubna Chahine criou há pouco mais de um ano um canal no YouTube para compartilhar suas experiências e ajudar brasileiros que passam pela mesma situação: deixar sua terra natal e morar em um local desconhecido para muitos, mas cheio de oportunidades.
<
Nascida em Boa Vista (RR), Lubna se formou em administração e direito e seguia a carreira na capital roraimense até conhecer seu atual marido, um descendente de sírio que é artista. Após se casar, resolveram fincar suas bases em Dubai, uma cidade que recebe bem estrangeiros.
Mesmo assim, a mudança foi difícil: “Eu sofri com a adaptação”, contou a brasileira. “Não consegui me recolocar profissionalmente e acabei me fechando. Eu mesma criei uma barreira que me impedia de avançar”.
Nesse período, acabou conhecendo outras mulheres na mesma situação por meio do Café Brasileiro em Dubai, um evento voltado ao público feminino realizado mensalmente em restaurantes do emirado. Participar das reuniões ajudou a brasileira, que criou uma rede de relacionamentos em seu novo país.
O canal do YouTube surgiu apenas em 2017. “Um dos meus primeiros vídeos foi na Gulfood [de 2017]. Entrevistei, entre outras pessoas, o Michel Alaby (diretor-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira)”, destacou Lubna. Veja o vídeo. A partir daí, ela passou a fazer vídeos com dicas de turismo, entrevistas com empreendedores brasileiros em Dubai e do próprio Café Brasileiro.
A entrevista da ANBA com a youtuber foi feita durante o Brazilian Festival, evento organizado pela Câmara Árabe e pelo Yas Mall no final de fevereiro deste ano, em Abu Dhabi.
Embora ainda não traga grandes retornos financeiros, o canal de Lubna Chahine ajuda a brasileira a ocupar o tempo e fazer laços com outras pessoas em Dubai. Ela tem intenção de profissionalizar o projeto, mas, por enquanto, se dedica à produção de vídeos mais por prazer. O canal foi batizado com seu próprio nome para não fechar o escopo de cobertura.
“Cheguei a quase 5 mil seguidores no Instagram e alguns vídeos do YouTube têm mais de 1 mil visualizações. Quero promover mais em 2018”, disse.
Enquanto isso, ela divide o tempo com uma nova ocupação. Após anos participando das reuniões, Lubna foi convidada para fazer parte da organização do Café Brasileiro em Dubai. “Fiquei muito lisonjeada com o convite. Não quero que os outros tenham a mesma dificuldade que eu tive”, explicou.
Serviço
Lubna Chahine
YouTube: https://goo.gl/R5iJPy
Instagram: https://www.instagram.com/lubnachahine/