Isaura Daniel
São Paulo – O mundo árabe tem grandes pintores, artesãos, escultores, uma cultura e uma arte ricas e diversificadas. É isso que os embaixadores árabes pretendem mostrar a partir de hoje (21) em Brasília. Uma exposição vai ser inaugurada ao meio-dia, no Espaço Cultural da Câmara dos Deputados, para lembrar os 62 anos da Liga Árabe, organismo que congrega os 22 países da região. A data é comemorada oficialmente amanhã, dia 22 de março.
"No Brasil, quando se fala em árabes, se fala em coisas tristes como os problemas da Palestina, do Iraque, do Líbano, da Síria. Queremos mostrar que há outras coisas, que há gente que ama a sua cultura, a sua música. Queremos mostrar a história, a cultura destes países que amam a paz", afirma a embaixadora do Marrocos no Brasil, Farida Jaïdi. A idéia é colocar em evidência a outra face do mundo árabe, nem sempre mostrada na mídia.
Na mostra, que poderá ser vista pelo público até o dia 03 de abril, vão estar expostos cem objetos de arte, como pinturas, artesanatos, pratas e tapetes, de diferentes países árabes. "Queremos aproveitar essa data para mostrar nossa arte, nossa cultura", afirma a embaixadora da Palestina em Brasília, Mayada Bamie.
A exposição será aberta em uma solenidade que contará com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), com diplomatas árabes e de outros países, além de autoridades nacionais e regionais. O presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Antonio Sarkis Jr., também participa da solenidade. "É o reconhecimento a uma coletividade que veio para o Brasil, se integrou, ajudou o país e progredir e é muito bem quista pela sociedade brasileira", diz Sarkis.
Também como parte da comemoração, chamada de Dia Árabe, vai ocorrer amanhã, no Clube Monte Líbano, em Brasília, um jantar. O evento será em homenagem à imigração. "A comunidade árabe está presente no dia-a-dia de todos os brasileiros. Eu mesmo sou paulista e fui educado com amigos de origem árabe. Aqui no Itamaraty temos vários colegas de origem árabe. Eles estão integrados na sociedade brasileira", afirma o chefe da divisão de Oriente Médio 1 do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Rodrigo do Amaral Souza.
"O Brasil é muito importante para a comunidade árabe", diz o embaixador do Sudão, Rahamtalla Mohamed Osman, lembrando dos lugares que os árabes e seus descendentes ocupam em vários segmentos, como político, tecnológico e econômico.
A embaixadora Mayada lembra que o Brasil tem laços fortes com os árabes em função da grande colônia que mora no Brasil. "Esse dia vai servir para comemorar esses laços de fraternidade, de família, que há entre os povos árabes e o povo brasileiro", afirma a diplomata.
O embaixador do Líbano em Brasília, Fouad El-Khoury, afirma que os brasileiros gostam muito dos árabes. "Todo brasileiro tem um amigo libanês. O Dia Árabe vai destacar essa relação de amizade e fraternidade que há entre os dois povos", diz ele. A idéia, segundo a embaixadora do Marrocos, é que essa comemoração cresça e seja incrementada a cada ano. "Esse é um primeiro passo. No próximo ano vamos fazer algo ainda maior", afirma Farida.
A Liga e o Brasil
A Liga Árabe tem um papel importante também nas relações do Brasil e do mundo árabe, já que é ela a interlocutora da para assuntos diplomáticos da região como um todo. O Brasil tem atualmente status de país observador na Liga. Nas reuniões de chefes de estado que ocorrem no bloco normalmente participa um representante do Itamaraty.
A Cúpula dos Países Árabes e Sul-Americanos, por exemplo, que ocorreu em maio de 2005, teve, do lado árabe, a organização da Liga. "A Cúpula foi o exemplo mais evidente de interlocução, mas não se esgotou em maio de 2005. A Liga Árabe tem um papel importante, de decisão, também no seguimento dos assuntos da reunião. A Liga é um foro de coordenação política muito importante dos países árabes e, como temos interesse em aumentar as relações, é importante ter esse diálogo", afirma Amaral.
O Dia Árabe tem a organização do chefe da missão da Liga Árabe no Brasil, Mahmoud Elsouri, e também do Conselho dos Embaixadores Árabes residentes no Brasil. É a primeira vez que a celebração do aniversário da Liga vai ocorrer no Brasil. A comemoração também inclui o aniversário de 51 anos de independência da Tunísia e por isso o Dia Árabe teve a embaixada do país africano na coordenação das atividades.
A Liga Árabe foi criado em 1945 para ser um espaço de cooperação econômica, cultural, política e social entre os países árabes. A liga tem sede no Cairo, capital egípcia, e reúne atualmente 22 países. Logo que foi fundada, a Liga tinha como membros apenas sete nações árabes.

