Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – Empresários catarinenses vão conhecer mais de perto a economia egípcia hoje (11) em Florianópolis. A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) vai receber, em sua sede, o seminário "Oportunidades de negócios com o Egito". Promovido pelo Escritório Comercial do Egito em São Paulo, a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Fiesc, o encontro faz parte de uma série de seminários que estão ocorrendo em diferentes estados do Brasil com a intenção de fomentar as relações comerciais entre o Brasil e o país árabe.
Um dos principais objetivos é promover as exportações egípcias para o Brasil e apresentar o país árabe como um local para investimentos brasileiros. O primeiro seminário ocorreu no mês de junho no Paraná e o segundo na última semana no Rio Grande do Sul. Santa Catarina é o terceiro estado do país a receber o encontro. Os seminários continuarão a ser promovidos até o final do ano em outras regiões do Brasil.
De acordo com o cônsul comercial do Egito em São Paulo, Mohamed Bakri Agami, Santa Catarina, juntamente com estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná, é uma das regiões de maior avanço industrial do Brasil. Justamente por ter uma das economias mais avançadas do país, a região sul foi escolhida para o começo das atividades. Devem ser feitos seminários também no Nordeste do Brasil.
Segundo Bakri, será mostrado, na oportunidade, que o Egito tem produtos de qualidade a oferecer. O país também quer ser, segundo o cônsul, um local de investimento para empresas brasileiras. De acordo com ele, as indústrias do Brasil podem, a partir do Egito, alcançar mercados como o africano, o europeu e os demais países árabes. A nação egípcia tem acordos com estas regiões dos quais as empresas brasileiras podem ser beneficiar.
De acordo com o secretário-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, entre os produtos que o Egito pode oferecer a Santa Catarina estão os softwares e produtos da área têxtil. O Egito é um grande produtor de algodão, fios, tecidos e confecções de alta qualidade.
O seminário ocorre pela manhã, entre 9h e 12h, na Fiesc. A Câmara Árabe e a Federação vão oferecer um café da manhã para abrir a atividade. Vão fazer a abertura do encontro um dos líderes da Fiesc e Alaby, da Câmara Árabe. Bakri dará então uma palestra sobre as potencialidades econômicas do Egito.
Pela tarde, o cônsul comercial do Egito vai visitar a cidade de Blumenau, pólo de confecção de Santa Catarina. Ele irá até as empresas Altenburg, Marisol e Teka. As três são da área têxtil e o Egito é famoso pelo seu algodão egípcio, matéria-prima usada para fabricação de artigos têxteis de alto padrão.

