São Paulo – A literatura árabe contemporânea ganhou uma programação especial no Centro de Pesquisa e Formação do Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc-SP). No ciclo de encontros “Encruzilhadas literárias no Sul Global: Brasil e países árabes”, um escritor brasileiro é convidado a ler uma obra da literatura árabe promovendo um diálogo entre o livro analisado e o trabalho da autora ou autor convidado. Ao final da leitura, os convidados e a plateia participam de uma discussão sobre a obra.
À ANBA, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc afirmou que a proposta de se organizar esses encontros surgiu a partir do “movimento atual” de tradução de obras do árabe para o português por editoras brasileiras, como a Tabla, que publica no Brasil autores do Oriente Médio e do Norte da África. Neste ciclo, os livros árabes lidos pelos convidados e traduzidos para o português integram o portfólio da Tabla.
A segunda edição do ciclo de encontros, De Gaza a Troia: indizíveis entre ruínas, está marcada para 17 de setembro. A sessão vai promover o diálogo entre os livros “Gaza, terra da poesia”, uma antologia poética organizada por Muhammad Taysir, e “Também guardamos pedras aqui” (ed. Nós), de Luiza Romão, que participará da leitura dos livros. Em seu livro, Luiza Romão faz uma releitura da obra grega Ilíada a partir do ponto de vista feminista.
Cidades árabes em foco
Em novembro, o autor de “Gótico nordestino” (ed. Alfaguara), Christiano Aguiar, fará a leitura no encontro, que irá propor o diálogo com a “Bagdá noir” (organizado por Samuel Shimon) e “Marraquexe noir” (organizado por Yassin Adnan), ambos editados no Brasil pela Tabla. A data deste evento ainda será confirmada.
Em cada encontro, a obra, o autor e seu contexto de produção são apresentados pelos professores, pesquisadores e tradutores do árabe Jemima Alves e Felipe Benjamin Francisco. A participação é gratuita e é necessário fazer inscrição.
Serviço
Encruzilhadas literárias no Sul Global: Brasil e países árabes – encontro II
De Gaza a Troia: indizíveis entre ruínas
Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar, Bela Vista, São Paulo-SP
Inscrições abertas até 17/9 enquanto houver vagas Terça-feira (17), das 19h às 21h
Leia também:
Literatura brasileira nas páginas do mundo árabe