São Paulo – O festival “Visa for music”, que será realizado em Rabat, no Marrocos, entre 16 e 19 de novembro, tem inscrições abertas para artistas do mundo inteiro até a próxima sexta-feira (15). O evento reúne jurados, representantes de gravadoras independentes e comerciais, agentes de artistas e críticos, entre outros profissionais do setor. Esta será a terceira edição do evento, que foi criado para promover a música e os artistas dos países da África e do Oriente Médio.
De acordo com o diretor do evento, Brahim El Mazned, o festival é uma vitrine da música local. “Sendo o primeiro mercado profissional da música africana e do Oriente Médio, o ‘Visa for music’ tem mais do que uma única proposta, mas eu diria que o festival tem como meta ser uma plataforma compartilhada de defesa e promoção do setor musical da região”, afirmou Mazned à ANBA por e-mail.
O diretor disse que o evento foi criado a partir de “um paradoxo”: ao mesmo tempo em que na África e no Oriente Médio há artistas de qualidade, existe pouca visibilidade para que se desenvolvam e ganhem os palcos mundiais. “O Marrocos é um exemplo significativo pois há mais e mais festivais de qualidade que convidam artistas internacionais ao mesmo tempo em que os artistas marroquinos têm dificuldade de exportar sua música em parte devido às dificuldades de mobilidade”, afirma.
Durante o evento, bandas e DJs irão se apresentar para jurados. Documentários musicais serão exibidos. Essas apresentações musicais são as oportunidades que os artistas têm de mostrar seu trabalho e ser, eventualmente, escolhidos por uma empresa ou agente para se apresentar em outros países e desenvolver sua carreira. Os DJs irão se apresentar em eventos durante a noite, com o mesmo propósito, e os documentários musicais serão exibidos durante o festival. As inscrições para esta última categoria foram encerradas em março, segundo informações do site do evento.
Mazned afirmou que há em média 500 candidatos a cada edição do evento e que, para este ano, artistas de 65 países já estão inscritos a participar da mostra. Eles são da África, Oriente Médio, Europa, Índia e América Latina. Dez bandas e artistas do Brasil figuram entre os participantes. Na edição anterior do evento, uma das participantes brasileiras foi cantora de samba Adriana Moreira. “A música africana tem influenciado muitos artistas no decorrer dos séculos. É por isso que aceitamos inscrições de qualquer país”, afirma Mazned.
Nem todos os inscritos, porém, irão subir aos palcos do Visa for Music. Em suas inscrições, os candidatos irão enviar a ficha de inscrição e cópias dos seus trabalhos. No total, 30 serão selecionados em junho para se apresentar, assim como três trabalhos entre os documentários serão exibidos. “Como um mercado internacional para a indústria musical, não queremos perder os tesouros da música”, disse.
Serviço:
Festival “Visa for Music”
Rabat, Marrocos, de 16 a 19 de novembro
Inscrições até 15 de abril
Mais informações: http://visaformusic.com/en/


