São Paulo – Um empresário paranaense resolveu transferir um pouco do luxo de Dubai para dentro do seu novo restaurante, em Curitiba. Em duas semanas, Éder Fernandes vai abrir na capital paranaense um restaurante que levará o nome “Dubai”. Ele ficará no Park Gourmet, no Park Shopping Barigui, na capital do estado, e vai servir comida árabe em estilo contemporâneo, em pequenas porções. O ambiente terá inspiração no mais famoso emirado dos Emirados Árabes, com tons terracota, muitas treliças de madeira e luminárias coloridas.
O Park Gourmet, onde ficará o Dubai, abriga poucos restaurantes, todos de alto padrão, e tem entrada independente do shopping center. Apesar da linha moderna, a comida será feita dentro das tradições árabes. A equipe de cozinha de Fernandes está passando por treinamento com especialistas em culinária da região. O empresário cuida de perto do que será servido, mas prefere não ser chamado de chef porque, segundo ele, está muito mais dedicado hoje às áreas administrativa e comercial dos seus restaurantes.
Além do Dubai, Fernandes é dono de outros dois restaurantes, também de alto padrão, chamados Salero. Um fica também no Park Gourmet e outro fica no centro da cidade. Ele sempre teve vontade de abrir um empreendimento de comida árabe, mas uma pesquisa, apontando a demanda na capital do Paraná, foi o que o impulsionou a tomar a decisão. “Não temos grandes restaurantes árabes em Curitiba, temos pequenos restaurantes”, afirma. O Dubai terá uma linha parecida, de acordo com Fernandes, ao Almanara, de São Paulo.
A escolha do nome do restaurante teve um propósito. Dubai, lembra ele, é um local que atrai gente de todo mundo, independente de origem e da religião. E a atração de clientes de outros países, em passagem por Curitiba, deverá ser uma das características do Dubai. Primeiro Fernandes pesquisou as palavras árabes. “Gosto de palavras curtas e fortes”, diz. A sugestão de um amigo o levou ao nome do emirado. Ele lembra que Dubai virou “cool” no mundo e é sinônimo de modernidade e luxo. Fernandes ainda não conhece o emirado de Dubai, mas pretende viajar para a região até o final deste ano.
A primeira experiência do curitibano com restaurantes foi trabalhando nos Estados Unidos, aos 20 anos. Fernandes também esteve na Europa e nas duas regiões passou por vários setores dos estabelecimentos, sempre começando pela cozinha. O seu primeiro projeto grande na área foi a abertura do Café Maria, em 2001, em Curitiba. Em 2005 ele foi fechado e Fernandes abriu o Terra Madre, restaurante contemporâneo da cozinha italiana, do qual saiu em 2008. A casa continua aberta, com outros donos. Fernandes partiu então para o Salero, especializado em carnes, que pretende também expandir.

