Débora Rubin
São Paulo – A empresa paranaense de móveis Taedda fez o caminho contrário de grande parte das companhias: foi criada para exportação mas, apenas seis meses após ser inaugurada, já começa a pensar no mercado doméstico. Segundo o gerente geral da empresa, Roldo Goi, a inversão se deu por uma questão de oportunidade.
"Já existia um caminho aberto para a Europa. Mas agora percebemos que também há mercado aqui", explica o gerente. Existia um temor de que os móveis – feitos de madeira maciça de reflorestamento – fossem caros demais para o público brasileiro. "No entanto, vimos que há sim uma boa aceitação".
Os móveis da Taedda chegam hoje à França, Espanha e Portugal. A empresa está em negociações com Angola e Emirados Árabes Unidos, com expectativa de que as vendas para lá comecem já em 2007. "Hoje exportamos quatro contêineres por mês. No ano que vem, queremos chegar a 12", conta Goi. Por fim, ainda no próximo ano, Goi quer começar a negociar com compradores da América do Sul. "Em cinco anos, chegaremos a 40 contêineres."
Já para o mercado nacional, a empresa fechou há um mês vendas para redes de apartamentos e hotéis. Segundo o gerente, ter o mercado nacional como forte consumidor é bom até mesmo para os momentos de crise da exportação, que é sempre mais vulnerável.
Os móveis da Taedda são feitos com madeira de reflorestamento certificada pela Forest Stewardship Council (FSC), sistema de certificação internacional. As árvores usadas são de sítios da própria empresa e têm entre 25 e 35 anos.
Futuro
A Taedda já existe há um ano e meio. A maior parte do tempo de funcionamento, no entanto, serviu para que a empresa testasse sua fábrica-piloto em Sengés, cidade do Paraná, e a aceitação dos produtos na Europa. A estratégia deu tão certo que agora a empresa está com planos ambiciosos. A idéia é construir uma nova fábrica, cinco vezes maior que a atual, na cidade vizinha de Jaguariaiva, aproveitando a mão-de-obra atual e com perspectiva de mais contratação.
A Taedda é uma empresa do Grupo Projeção, que detém negócios também nas áreas imobiliária, industrial e de comunicação.
www.grupoprojeção.com.br

