São Paulo – Foi lançado há cerca de dois meses um site com a proposta de ajudar estrangeiros recém-chegados ao Brasil a organizarem suas vidas no País. O site é o Brazil Expat Living (www.brazilexpatliving.com), do jornalista Flavio Nunes e do especialista em Marketing Digital Marcos Santos, e foi posto no ar para auxiliar na adaptação de expatriados que vêm ao Brasil para trabalhar, o que vem ocorrendo cada vez mais, e também a turistas estrangeiros.
Nunes, além de jornalista, tem MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Anhembi Morumbi e trabalhou por nove anos na área de compras e administração da LG. Nesse período, viu sul-coreanos desembarcarem no Brasil para morar e acompanhou as dificuldades. “Quando você é presidente ou vice-presidente de uma empresa, tem uma equipe para te assessorar. Mas se você é gerente, engenheiro, não conta com essa assessoria”, diz Nunes.
O principal foco do site é ser um serviço para essas pessoas e também apresentar conteúdos de relevância para elas. O portal traz desde informações sobre como alugar um apartamento até sobre o funcionamento dos supermercados e farmácias, as opções de lazer para o final de semana, entre outros. Entre os textos da home desta quarta-feira estavam, por exemplo, um sobre Ayrton Senna, ídolo nacional da Fórmula 1, outro sobre os serviços do metrô de São Paulo e do Rio de Janeiro, e outro sobre exposições artísticas de estrangeiros no País.
O site tem versão em português e inglês. Ele foi desenvolvido e é alimentado pela empresa de comunicação Ivoire. Atualmente o acesso está 63% no Brasil, 18% nos Estados Unidos e os demais 19% em outros países. Metade do acesso é na versão em inglês e outra metade em português. Os empreendedores estudam também oferecer versões em outros idiomas, mas pretendem observar, primeiro, de onde virão os acessos e se essa será uma necessidade.
Para transformar a ideia em projeto, Nunes e Santos se basearam no potencial desse público no Brasil. De acordo com números levantados por eles, o Brasil tem 1,6 milhão de trabalhadores estrangeiros legalizados, além de 650 mil ilegais. Ainda são 4 milhões de turistas de fora do País que vêm a lazer e mais 1,4 milhão que vêm a trabalho. Nunes afirma que não tem dados sobre a presença de árabes e que o maior fluxo de chegadas, atualmente, é de regiões como China, Estados Unidos e países europeus.
Serviço
Brazil Expat Living
Site: www.brazilexpatliving.com
Email: relationship@brazilexpat.com.br


