São Paulo – A Mate Laranjeiras, do Paraná, pretende crescer no exterior a partir do Oriente Médio. E isso inclui a abertura de um escritório de representação no mercado árabe, proposta a ser levada pela empresa para as próximas reuniões da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Erva-Mate (Abimate), que serão realizadas quarta e quinta-feira (10).
Com duas unidades de produção, uma em Laranjeiras do Sul e outra em Cascavel, no interior paranaense, a Mate Laranjeiras possui hoje 70 diferentes produtos das linhas de chá, erva-mate para chimarrão e refrigerantes de baixa caloria à base de mate, esses últimos com a marca Xima.
Dentro de suas metas para o mundo árabe, a Mate Laranjeiras pretende ainda se estabelecer em Ras Al-Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos, a partir de parcerias com outras empresas.
“Ainda não temos recursos para abrir uma unidade própria na região, mas podemos fazer uma joint-venture com quem já tenha experiência no ramo”, explica Heroldo Secco Júnior, gerente de exportações da empresa. “Sabemos que em Ras Al-Khaimah as condições para investir são bastante atrativas. Basta achar o parceiro ideal para o nosso negócio, alguém que já tenha experiência na produção e armazenamento de chás”, afirma.
Nesse sentido, os planos de fechar acordos com outras empresas seriam facilitados pela criação do escritório de representação, a ser feito com o suporte da Abimate. “Os países árabes ainda são nossos desconhecidos, temos muito o que crescer na região”, diz Secco. “Assim como os nossos produtos são desconhecidos deles também”, afirma.
A iniciativa de investir no mundo árabe ganhou força na empresa a partir da participação, em fevereiro, da Gulfood, feira do ramo de alimentos em Dubai. Em outubro do ano passado, a Mate Laranjeiras deu seus primeiros passos no mercado externo com a participação na Anuga, feira do setor alimentício em Colônia, na Alemanha. “Na ocasião, fechamos negócios com empresas da própria Alemanha e da Polônia”, afirma Secco.
Dentro do país, a indústria, fundada em 1976, pretende reforçar as vendas da linha Xima de refrigerantes de baixa caloria à base de mate. “No verão de 2011, vamos investir principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro”, explica Secco, com um olho nas altas temperaturas do Brasil e o outro no calor do Oriente Médio.