São Paulo – O Brazilian Footwear, programa brasileiro de incentivo às exportações de calçados do país, fará uma campanha no exterior no segundo semestre para promover o sapato nacional. O principal norte da campanha será o calçado “made ‘of’ Brazil” ou feito “de” Brasil. A idéia é relacionar os produtos fabricados no país com elementos brasileiros positivos e já conhecidos internacionalmente.
A campanha foi criada pela agência SPR, da cidade gaúcha de Novo Hamburgo. Um sapato estilizado e que lembra a bandeira nacional será usado como ícone, de acordo com o diretor da SPR, Juliano Henneman. A própria logomarca do Brazilian Footwear será utilizada na campanha. Ela estará em imagens que exaltam o Brasil de várias formas e que ressaltam características do calçado nacional como conforto, qualidade e design.
Os recursos gráficos utilizados nas peças publicitárias ligam o sapato diretamente à magia que envolve o Brasil, como suas riquezas naturais, sua arte, história e, sobretudo, ao forte conceito de coletividade. “O Brasil é um país que ultrapassa o individualismo e a vida acontece através dos relacionamentos, das ligações entre pessoas e suas culturas”, explica Hennemann. As imagens da campanha fazem uma associação instantânea entre o produto e sua origem.
Os associados do Brazilian Footwear poderão utilizar as imagens como elementos das suas próprias peças publicitárias, de acordo com informações da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), que leva adiante o Brazilian Footwear em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e sindicatos do setor de calçados.
A campanha deve ajudar a reforçar as exportações brasileiras do setor. No primeiro semestre deste ano, o Brasil enviou 89,4 milhões de pares para o mercado externo, com queda de 2% sobre o mesmo período de 2007. Já o faturamento com os envios aumentou 1,5% para US$ 951,1 milhões contra US$ 936,9 milhões sobre janeiro a junho do ano passado.

