São Paulo – Pelos próximos 46 dias o Brasil terá uma casa aberta a todos os interessados em conhecer mais o País. Inaugurada nesta quinta-feira (04) no Centro do Rio de Janeiro, cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, a Casa Brasil ocupa uma área de 12,5 mil metros quadrados concebida para apresentar as qualidades e o folclore do País aos visitantes. A programação é ampla e contempla desde atividades a empresários até turistas.
De acordo com o porta-voz da Casa Brasil, Jun Yamamoto, este é “o maior espaço de promoção do Brasil nos Jogos Olímpicos”. “Nele, nós vamos mostrar um país grande, diverso, a cultura, a culinária e o artesanato. Teremos um espaço para que os visitantes conheçam os esportes olímpicos e paralímpicos e também um palco de negócios para mostrar que o Brasil é um grande exportador e um país com capacidade de liderança”, afirmou à ANBA.
Os visitantes poderão, por exemplo, simular uma partida de basquete paralímpico. “Já na parte de negócios teremos seminários, rodadas de negócios, oportunidades para vender o Brasil”, afirmou Yamamoto. Durante a exposição, haverá dias em que a culinária de cada região brasileira será representada: tanto as bebidas como os pratos típicos de cada uma das regiões poderão ser degustados pelos turistas. Shows musicais e ações de saúde e bem-estar também estão previstos.
A Casa Brasil está dividida em seis áreas temáticas: diversidade artística e cultural, destinos turísticos, excelência esportiva, legado olímpico, oportunidades de negócios e investimentos e políticas públicas de igualdade, inclusão, sustentabilidade e meio ambiente.
O espaço é coordenado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com os ministérios do Turismo, Saúde, Educação, das Relações Exteriores, Cultura, Esporte, do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República, e as empresas Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios, Petrobras e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A Casa Brasil foi organizada anteriormente na Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul, nas Olimpíadas de Pequim, na China, em 2008, e de Londres, no Reino Unido, em 2012. Esta é a maior casa já organizada pelo governo. Outros países também terão espaços temáticos: Alemanha na Praia, Baixo Suíça, Casa da África (África do Sul), Casa da Austrália, Casa da Áustria, Casa da Colômbia, Casa da Finlândia, Casa da França, Casa da Grã-Bretanha, Casa da Holanda, Casa da Hungria, Casa da Jamaica, Casa da República Tcheca, Casa de Portugal, Casa do Qatar, Casa do Governo de Tóquio (Japão), Casa do México, Casa Tóquio 2020 (Japão) e Pavilhão da Dinamarca.
A abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro será nesta sexta-feira (05) e o encerramento, em 21 de agosto. As Paralimpíadas serão realizadas entre 07 e 18 de setembro.
Serviço:
Casa Brasil
De 04 de agosto a 18 de setembro
Das 10h às 20h durante os Jogos e das 14h às 20h no período entre a Olimpíada e Paralimpíada. Atrações culturais diárias das 19h às 22h.
Avenida Rodrigues Alves, 10, Centro, Rio de Janeiro, RJ (Pier Mauá, ao lado do Museu do Amanhã)
Entrada gratuita
Mais informações e programação: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/casabrasil


