São Paulo – Camila ainda era criança quando o avô, Matteo Levi, um egípcio de origem judaica, estava em busca de uma propriedade rural que pudesse ser um ponto de encontro de toda a família. Imigrante que saiu do Cairo em busca de uma nova vida no Brasil, sem sequer falar oi em português, Matteo se tornou empreendedor no novo país (foi dono, entre outras empresas, da Europa Filmes) e formou uma família multicultural que, como ele, ganharia o mundo. A neta Camila Levi Auvray, por exemplo, nasceu na França e estudou nos Estados Unidos.

Para reunir essa família esparramada, nada melhor que um ponto de encontro agradável e próximo a São Paulo. O que ele encontrou, no entanto, foi além. O ator Raul Cortez tinha falecido em julho de 2006 e logo Matteo ficou sabendo que a família estava vendendo uma propriedade dele em Porto Feliz, interior de São Paulo, com 100 mil metros quadrados. Mas ela tinha um detalhe especial que foi o que atraiu o patriarca Levi: era uma casa marroquina.
O ator, após uma viagem pelo Marrocos e outros países da região, voltou inspirado e quis fazer sua própria casa com arquitetura marroquina – inclusive com muitos materiais trazidos do lado de lá. Foram dois anos de construção em que cada detalhe foi cuidadosamente pensado. A construção foi feita também de muitos tijolos de descarte de fazendas vizinhas. E o paisagismo é assinado por Gilberto Elkis.
“Quando chegou lá, meu avô ficou completamente fascinado! Parecia uma casa cinematográfica”, conta Camila, hoje com 30 anos e à frente do O Riad, que depois de 17 anos como uma propriedade familiar, se tornou um espaço de eventos e experiências exclusivas. “É um lugar que mistura arte, cultura, design, sustentabilidade e muita história. Deixamos tudo do jeito que estava e somos muito orgulhosos por manter em pé ‘a grande obra do Raul’, como chamamos aqui.”
Espaço de experiências
Camila conta que a casa, quando da família, recebia muitos amigos que perguntavam se eles não alugavam o espaço. A procura começou a crescer na mesma medida em que a residência passou a ser menos usada pela família. Em 2023, após alugarem a propriedade para uma locação (uma série da Disney+ com Xuxa e Angélica), a família se reuniu e tomou a decisão de transformá-la em um negócio. “Decidimos abrir O Riad para o resto do mundo.”

Em março, o espaço completa três anos num mix de eventos que engloba casamentos (apenas dez por ano para garantir a exclusividade), eventos corporativos, lançamento de produtos de luxo e reuniões. Cada evento é único e pensado para o cliente. “Teve uma família de origem libanesa que quis um casamento temático árabe; incluímos um espaço para o narguile e uma estação para degustação de chás e cafés”, conta a proprietária.
O local conta com uma hospedagem boutique, para apenas 18 pessoas (mas há uma parceria com hotéis da região, incluindo o Fasano Boa Vista). E, versátil, pode servir a um pequeno encontro de dez executivos até uma festa para mil convidados. O café da manhã tem frutas dos pomares e da horta.
Práticas socioambientais também fazem parte do conceito de O Riad. “Uma porcentagem de cada locação vai para uma ONG indicada pelo cliente que aluga o espaço”, explica Camila. “E uma parceria com a cooperativa local garante que o resíduo gerado em cada evento seja separado entre compostagem e reciclável, garantindo uma renda para as famílias dos cooperados.”
A aproximação do negócio com a cidade de Porto Feliz também se dá em outras frentes, como na apresentação de produtos feitos localmente aos clientes da casa e na contratação de mão de obra local. Hoje, O Riad tem entre 10 e 15 funcionários, sendo que alguns estão ali desde os tempos do Raul.
Para este ano, Camila e equipe planejam inaugurar o braço de hotelaria, com foco em atividades de bem-estar, passeios e de gastronomia, apresentando aos turistas o que Porto Feliz tem de especial. “Meu sonho é criar experiências que unam o mundo árabe expresso na casa, o multiculturalismo da nossa família e as particularidades da região”, finaliza Camila.
Vai lá:
www.oriad.com.br
@oriad_brasil
Para mais informações:
+55 11 93445-1808
Leia também:
Turismo de brasileiros no Marrocos cresce 48%


