São Paulo – Alagoas recebe esse nome exatamente pelas suas lagoas, sendo a Mundaú e a Manguaba as mais famosas. Juntas, elas formam o maior complexo lagunar do Brasil. Assim, se a ideia é ter uma boa mostra da linda geografia das águas doces do estado, anote dois passeios no seu caderno de viagem: os das Nove Ilhas e uma ida ao povoado de Massagueira.
O primeiro fica em Maceió mesmo, com saída do bairro do Pontal da Barra, conhecido também pela concentração de lojas de artesanato local. O programa consiste em percorrer a Mundaú, que tem ao todo 27 quilômetros, com paradas em nove diferentes ilhas, como a do Fogo, das Cabras e Paraíso, entre outras. E com direito a pausas para tomar banho de mar entre um recanto e outro, que ninguém é de ferro. Vá num dia de muito sol, o que é regra na capital alagoana praticamente o ano inteiro, com exceção dos meses de junho e julho, quando costuma chover na região.
Quer almoçar num lugar onde o tempo, felizmente, parece passar mais devagar? Então já para o povoado de Massagueira, no município de Marechal Deodoro, a 15 quilômetros de Maceió. À beira da Manguaba, o vilarejo oferece um pólo gastronômico formado por diferentes bares e restaurantes. Todos com vista generosa para a lagoa. E aquele coqueiral que todo mundo merece ao fundo. Como se não bastasse o banquete para os olhos, satisfaça o paladar com peixada ou camarãozada ao molho de coco, dois dos pratos mais tradicionais das Alagoas. Outro hit local é o filé de siri, também preparado com o fruto do coqueiro. Aproveite que o prato vem bem molhadinho e faça como os nordestinos, que devoram o pedido com muita farinha.
De sobremesa, não há opção melhor do que as cocadas vendidas na saída do povoado, em barraquinhas improvisadas mesmo, tudo muito rústico. Tem de todos os sabores: das mais básicas, de coco branquinho ou mais queimado, até aquelas feitas com jaca e leite condensado, por exemplo. Deliciosas, elas valem cada caloria. E vão fechar com chave de ouro o seu dia de água doce nos arredores de Maceió.
Serviço
Restaurantes na Massagueira: Bar da Ilha (Avenida Nossa Senhora da Conceição, 90. Fone: (82) 3260-7025) e Bar do Pato (Avenida Nossa Senhora da Conceição 1308. Fone: (82) 3260-7048. Site: www.bardopato.com.br)