São Paulo – Foi durante uma viagem de negócios a Dubai, em setembro de 2020, que Jamille Knop (foto acima) decidiu que queria morar e trabalhar na cidade. Naquela época, a baiana, que atuava como consultora de moda, se apaixonou pela região e enxergou um lapso no mercado regional. Em 2021 criou uma distribuidora de marcas de moda brasileira e menos de dois anos depois estabeleceu uma empresa de chinelos com DNA brasileiro. Juntas, elas já movimentam mais de US$ 200 mil, cerca de R$ 960 mil, por ano.
“Todas as grandes marcas de luxo estão aqui, mas somente uma pequena porcentagem da população tem acesso a produtos como esses. Por outro lado, temos também grandes lojas de fast fashion como Zara, H&M e Bershka. Porém, muitas mulheres não querem consumir essas redes. Vi uma oportunidade de oferecer um produto com design, qualidade e preço mediano, um luxo acessível”, conta Jamille.
Formada em Publicidade e Propaganda, a baiana de 40 anos uniu forças com uma ex-colega do curso de Design de Moda, Luciana Pitanga, e criou a Lassus Design Brands em setembro de 2021. Mas antes de se estabelecer de vez em Dubai, ela fez uma pesquisa de mercado.
“Voltei em abril de 2021 para Dubai. A primeira ideia era vender a varejo, por isso fiz diversas reuniões com representantes de shoppings para olhar os espaços prontos para alugar e pesquisei preços. Mas como a gente precisaria investir muito de uma vez só, mudamos o foco para atender atacado e revender para lojas daqui. Cinco meses depois criamos um showroom no Dubai Design District, centro da moda em Dubai”, relembra.
Enquanto Jamille revende as peças nos Emirados Árabes, Luciana se mantém no Brasil para negociar a compra de marcas como Amar de Amarante, de vestidos, saias, shorts e tops, a Lança Perfume, que vende blazers, blusas, jeans, bermudas, t-shirts, entre outros, a R. do Sol, que comercializa biquínis, saídas de praia, maiôs e roupas mais frescas, e a Maria Dolores, empresa de acessórios.
Entre as clientes mais atendidas pelas revendedoras da Lassus Design Brands, estão as brasileiras, europeias e árabes. O estilo das peças compradas muda muito de acordo com a ocasião em que serão usadas.
“Fazemos uma mini coleção para o mercado árabe com vestidos fluidos, longos, sem muito decote, que podem ser usados debaixo das abayas. Mas as peças sempre têm muita cor, flores e estampas, para trazer a identidade do Brasil. E também temos um público grande que procura por roupas para usar mais à noite, com brilho, decote e mais curto.”
Além dos compradores de Dubai, que em sua maioria são europeus, a baiana também atende clientes do Líbano, Catar, Kuwait e Arábia Saudita. Em um futuro próximo, a intenção é levar as marcas brasileiras para a Alemanha, Itália e França.
Como as vendas da Lassus Design Brands só acontecem com força total na Primeira/Verão e o Alto Verão – atendendo até 20 compradores -, Jamille decidiu investir o tempo de sobra para criar outra empresa, a Brez.
Marca de chinelos em Dubai
A Brez., uma marca de chinelos com estilo brasileiro, foi lançada em maio de 2023. Ao lado do sócio Shiraz Lakhi, a designer de moda já fechou acordos com mais de 30 lojas e vai começar a vender para outros países, como Egito, Kuwait e Arábia Saudita, através do site da Amazon.
Apesar dos produtos terem o DNA brasileiro, irreverente, audacioso, inovador e cheio de cor, eles não são produzidos em território brasileiro em razão do alto custo com transporte para chegar até os Emirados Árabes Unidos.
“Todo mundo sabe que as Havaianas são um produto brasileiro e elas acabam sendo referência de qualidade para outra marca de chinelo do Brasil, como a gente por exemplo. Por isso, o nosso maior desafio foi encontrar na China um fornecedor que tivesse uma qualidade que se aproximasse delas, afinal lá encontramos de tudo”, relata a empreendedora Jamille.
Reportagem de Rebecca Vettore, especial para a ANBA