Marina Sarruf
marina.sarruf@anba.com.br
São Paulo – O empresário Lourenço Chohfi, que completou 83 anos em fevereiro, é uma das cinco personalidades da coletividade árabe que serão homenageadas hoje (25) pelo Club Homs, tradicional instituição paulista fundada por imigrantes sírios. Todo ano a entidade homenageia personalidades árabes ou descendentes que tenham se destacado pelos serviços prestados à colônia e à sociedade brasileira em geral.
Chohfi, que foi presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira no período de 1983 a 1986, é uma figura importante dentro da história da rua 25 de Março, região comercial de São Paulo, onde se instalaram os primeiros comerciantes de origem árabe que imigraram ao Brasil. Seu pai, o imigrante sírio Ragueb Chohfi, pertenceu às primeiras gerações de imigrantes árabes no país, tendo chegado em 1904. Foi na 25 de Março que Ragueb abriu a Companhia Têxtil Ragueb Chohfi, especializada no segmento de distribuição de tecidos. Aos 16 anos de idade, Lourenço começou a ajudar o pai na empresa e desde então nunca mais parou de trabalhar.
A companhia têxtil cresceu. Além da matriz em São Paulo, possuía 14 filiais em vários estados, do Rio Grande do Sul ao Ceará. Lourenço continuou no ramo têxtil até 1998, quando decidiu atuar no setor imobiliário junto com os irmãos.
Um dos projetos liderados por sua atual empresa, a Sociedade de Armazéns São Lourenço, é o Parque São Lourenço, uma concentração industrial de 907,5 mil metros quadrados utilizados para locação em São Paulo. O parque industrial está localizado no encontro das avenidas Aricanduva e Ragueb Chohfi. Além desse projeto, a empresa de Lourenço também está envolvida na construção de um prédio de escritórios comerciais na avenida Faria Lima, uma das principais avenidas da zona sul de São Paulo.
Exemplo de dedicação
A exemplo do pai, que foi conselheiro vitalício do Orfanato Sírio e participou da construção dos hospitais do Coração e Sírio-Libanês, Lourenço também se dedicou ao trabalho em benefício de diversas instituições em São Paulo. Casado com Beatriz Jafet Chohfi, filha da fundadora do Hospital Sírio-Libanês, o empresário tem três filhos e seis netos.
No Esporte Clube Sírio atuou como conselheiro, diretor social, segundo vice-presidente, presidente da diretoria, membro do conselho de orientação, membro do conselho deliberativo e é conselheiro vitalício desde 1975.
Na Câmara Árabe ele ainda é membro do Conselho de Orientação da entidade. Ragueb Chohfi também foi presidente da casa e o seu tio, Michel Chohfi, um dos fundadores.
Lourenço participou da Comissão de Finanças do Hospital Sírio-Libanês e foi conselheiro do Clube Homs. É conselheiro vitalício do lar beneficente do Sanatório Sírio.
Mais homenageados
Hoje também é comemorado o Dia da Comunidade Árabe em São Paulo. A data faz referência ao trabalho dos imigrantes na rua 25 de Março. Além de Lourenço Chohfi, serão homenageados o professor de Letras da Universidade de São Paulo, Helmi Nasr, que também é vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara Árabe, o engenheiro Raul Nahas, o deputado federal Ricardo Izar e o desembargador Rubens Carmo Elias.

