São Paulo – A rede de hipermercados, supermercados e lojas de departamento Lulu nos Emirados Árabes Unidos poderá ter, em 2015, uma semana temática de produtos brasileiros em suas unidades. Na última semana, o diretor de operações de varejo da empresa, Shabu Abdul Majeed, e o diretor executivo, Ashraf Ali, receberam em Abu Dhabi executivos da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para organizar esta ação promocional.
Da Câmara Árabe participaram o vice-presidente de Comércio Exterior, Rubens Hannun, e o executivo de negócios internacionais, João Paulo Paixão. A Apex-Brasil foi representada pelo assessor de Negócios Internacionais Rafael Gratão.
“A ideia deste projeto é dar destaque aos produtos brasileiros, tanto para aqueles que já são vendidos lá como para outros que ainda não chegam à Lulu. Os produtos do Brasil têm uma exposição tímida nas lojas”, disse Paixão. A rede já recebeu este tipo de projeto de outros países. Na semana em que os executivos da empresa e os brasileiros se reuniram em Abu Dhabi, a Itália promovia pizzas e outros itens nas lojas da rede.
Gratão observou que há espaço para bens de diversos segmentos, além de alimentos e bebidas. “Poderão também ser promovidos itens dos setores de moda e calçados”, disse, entre alguns exemplos. O período de duração deste evento poderá demorar de uma a duas semanas e ela deverá ser realizada em maio, poucos dias antes do mês sagrado dos muçulmanos, o Ramadã, quando as vendas aumentam.
Nesta semana temática, a cultura brasileira também deverá ser apresentada aos clientes da rede. Além de Apex-Brasil e Câmara Árabe, a embaixada do Brasil nos Emirados poderá participar da ação. O projeto, contudo, ainda será elaborado e discutido pelos organizadores e poderá ter degustação de alimentos entre outras medidas.
Ações comerciais como esta que é negociada com a rede Lulu já foram realizadas em outros países. Neste ano, a Câmara Árabe promoveu produtos brasileiros na rede Sultan Center, do Kuwait. Redes da Alemanha, da França e dos Estados Unidos já receberam ações parecidas, segundo a Apex-Brasil.
A rede Lulu tem 110 unidades distribuídas em Omã, Catar, Kuwait, Bahrein, Iêmen, Egito, Arábia Saudita e Índia e neste ano abriu um escritório em São Paulo para buscar oportunidades de negócios. O mesmo ocorreu em outros países em desenvolvimento, como a China.


