Isaura Daniel
São Paulo – A Universidade de Brasília (UnB), instituição de ensino pública que fica no Distrito Federal brasileiro, poderá receber estudantes do Sudão, país árabe da África, no próximo ano. A UnB está aguardando uma resposta da Computer Man College, de Cartum, capital do Sudão, sobre o seu interesse em promover intercâmbio de alunos. As duas universidades assinaram, no final de 2004 um acordo de cooperação que prevê trocas de experiências nas áreas técnica, científica e cultural.
O convênio foi firmado depois que uma delegação da instituição sudanesa visitou a UnB, há cerca de dois anos, e manifestou interesse na cooperação. Ainda não ocorreu, porém, troca de estudantes. A UnB, no entanto, está neste momento, com o seu processo de intercâmbio aberto. Enviou cartas para as universidades com as quais têm convênio, inclusive a sudanesa, e vai receber até o começo de dezembro as respostas de quem tem interesse em promover intercâmbio de universitários.
De acordo com a coordenadora de Intercâmbio da Assessoria de Assuntos Internacionais da UnB, Perla Alvez Motta Santos, a instituição brasileira oferece o ensino aos alunos que vêm de fora. Os custos da viagem e da estadia são bancados pelo próprio estudante. Normalmente, quando não falam português, os estrangeiros têm aulas do idioma durante um semestre e no outro fazem disciplinas dentro das suas áreas. O intercâmbio da UnB prevê o recebimento de estrangeiros na universidade brasileira e também a ida de brasileiros para as universidades dos países com os quais a instituição tem convênio.
Os estudantes da UnB fazem o intercâmbio em outros países por um ano, período no qual estudam matérias dentro do seu próprio curso. Eles passam por uma seleção e também por testes de idioma, conforme as exigências da universidade estrangeira. Algumas instituições de fora dão bolsas e ajuda de custo, mas em grande parte dos casos os estudantes bancam suas viagens e estadia. Os cursos na universidade, porém, nunca são pagos, mesmo que a instituição seja particular.
Entre os dias 04 de dezembro e 16 de fevereiro do ano que vem a UnB fará o cadastramento dos alunos interessados. A seleção ocorre a partir de março e o intercâmbio no segundo semestre do ano que vem. Segundo Perla, a maior procura pelo intercâmbio, entre os universitários da UnB, é na área de Relações Internacionais.
A coordenadora ainda não sabe em que áreas será oferecido intercâmbio na Computer Man College. Dependerá, segundo ela, do que a universidade sudanesa oferecer. A instituição é privada e foi fundada em 1991. Ela oferece cursos em áreas tecnológicas Engenharia de Laser, Tecnologia da Informação, Ciências da Computação, Engenharia da Computação e Telecomunicações.

