São Paulo – A Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad) vai promover de 22 a 26 de outubro o Fórum Mundial de Investimentos 2018, no Palácio das Nações (foto acima), sede da ONU em Genebra, na Suíça. Segundo a instituição divulgou nesta terça-feira (09), são esperados mais de 5 mil participantes de 160 países. O objetivo é discutir grandes iniciativas de investimentos para o desenvolvimento, sob o tema “Investindo em Desenvolvimento Sustentável”.
“O fluxo mundial de investimentos estrangeiros diretos caiu 23% em 2017. Os investimentos internacionais em países desenvolvidos e em economias em transição recuaram significativamente, ao passo que houve um crescimento próximo a zero nas nações em desenvolvimento”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, de acordo com comunicado da Unctad.
“Com apenas uma recuperação modesta prevista para 2018, essa tendência negativa é uma preocupação de longo prazo para formuladores de políticas públicas ao redor do mundo, especialmente para os países em desenvolvimento”, acrescentou Guterres.
Segundo a Unctad, investimentos privados anuais no valor de US$ 3,9 trilhões nas nações em desenvolvimento são necessários para atingir as Metas de Desenvolvimento Sustentável formuladas pela ONU, para serem atingidas até 2030, mas atualmente faltam US$ 2,5 trilhões anuais para chegar a esta marca.
Para discutir atração e direcionamento de investimentos e formas inovadoras de financiamento, o fórum vai contar com mais de 30 altos executivos de multinacionais, 14 chefes de estado e de governo, 50 ministros de países desenvolvidos e em desenvolvimento, e 21 diretores de organizações internacionais.
Entre as empresas representadas estarão a Coca-Cola, Lavazza, PwC, Siemens Financial Services, UBS e Nasdaq. Participarão governantes de países da Europa, África e Ásia, e representantes de instituições como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Comitê Olímpico Internacional (COI), a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Fórum Econômico Mundial, a Organização Mundial do Comércio (OMC) e o Banco Mundial.
Esta será a sexta edição do fórum, que é realizado a cada dois anos.
Mais informações, clique aqui par acessar o site do fórum.