Marina Sarruf
marina.sarruf@anba.com.br
São Paulo – A União Geral das Câmaras de Comércio, Indústria e Agricultura dos Países Árabes apresentou sexta-feira (28) em Atenas, na Grécia, seu novo secretário-geral, o libanês Imad Shehab. Ele vai substituir Elias Ghantous, que completou 70 anos e vai se aposentar.
O novo secretário foi apresentado durante o encontro anual das câmaras árabes instaladas no exterior, da qual participou o secretário-geral da Câmara Árabe Brasileira, Michel Alaby. Shehab já foi secretário-geral da Associação dos Bancos Libaneses.
No encontro, Alaby propôs realizar a próxima reunião da União das Câmaras no Brasil. No ano passado, o encontro foi realizado no Cairo, Egito, e no anterior em Riad, na Arábia Saudita. Entre os assuntos discutidos pelos secretários foi a unificação das reuniões das câmaras árabes européias com as estrangeiras, que até o ano passado eram realizadas separadamente.
Nos dias 06 e 07 de junho, em Beirute, no Líbano, onde fica a sede da União, vão ser realizadas as próximas reuniões da coordenação geral da entidade, uma para os secretários-gerais e outra para os presidentes. Nos dias que antecedem as reuniões, será realizado o Congresso de Investimentos e Comércio dos Empresários dos Países Árabes. Segundo Alaby, a idéia é que o secretário-geral da Liga Árabe, Amr Mussa, participe dos encontros no Líbano.
Outro ponto discutido na reunião foi a necessidade das câmaras colaborarem na organização de eventos e missões em países árabes para ampliar as exportações e investimentos. Para ajudar a divulgar o mercado árabe, a União pretende fazer um guia de investimentos dos países árabes em diversos idiomas para ser distribuído nas empresas. Além disso, outra idéia é desenvolver um site da União em que os empresários tenham acesso às informações dos países árabes.
De acordo com Alaby, existem de 4 a 5 milhões de empresas árabes interessadas em novas oportunidades de negócios e investimentos no exterior. No final do encontro houve um jantar de despedida de Elias Ghantous.

