Randa Achmawi
Cairo – A União Européia e o Egito assinaram nesta quinta-feira (14) um acordo para a doação de 88 milhões de euros por parte dos países membros do bloco para reformas no setor de saúde do país árabe. A notícia foi publicada no jornal egípcio Al-Ahram. A medida se enquadra na Política Européia de Boa Vizinhança (European Neighborhood Policy) estabelecida pelos países da União para gerir as relações com os países do sul do Mediterrâneo de 2007 a 2013.
A cerimônia de assinatura do acordo teve a presença do primeiro-ministro egípcio, Ahmed Nazif, pela ministra da Cooperação Internacional, Faysa Abul-Naga, o ministro egípcio da Saúde, Hatem El-Guebali, das Finanças, Yussef Butros Ghali, e pelo embaixador da União Européia no Cairo, Klaus Ebermann. A doação expressa a disposição dos países da União Européia de fornecer um suporte às reformas econômicas e sociais em curso no Egito.
Segundo o acordo assinado, os 88 milhões serão destinados ao orçamento do Ministério da Saúde. Servirão para apoio ao processo de reformas administrativas, técnicas e de gestão financeira, assim como desencadear um processo de desenvolvimento sustentável no setor de saúde. A idéia é fornecer assistência de saúde de base a todos os egípcios, desde os que vivem nas grandes cidades até os redutos mais distantes e desfavorecidos.
De acordo com o ministro da Saúde, Hatem El Gabali, mais de 90% dos problemas de saúde podem ser resolvidos se tratados quando se encontram em seu nível primário. Segundo ele, o acordo com a União Européia é um bom modelo de cooperação. O apoio do bloco ao setor de saúde egípcio ocorre desde 1998, quando houve a primeira doação.

