Silwan Abbassi*
Brasília – A comissária de Agricultura e Desenvolvimento Rural da União Européia (UE), Mariann Fischer Boel, anunciou que o bloco europeu decidiu doar ao Egito 558 milhões de euros entre os anos de 2007 e 2010, segundo informa o jornal egípcio Al Ahram.
Os fundos serão investidos em setores econômicos a ser definidos pelo governo egípcio, de acordo com as necessidades de cada setor. Segundo Boel, o dinheiro será aplicado no aumento de produtividade e competitividade dos produtos egípcios e na abertura de novos mercados de exportação.
A comissária explicou que espera que o governo egípcio invista boa parte do dinheiro no desenvolvimento do setor agrícola e na ampliação dos produtos egípcios para exportação, aumentando o nível de qualidade e garantindo o acesso dos produtos do país ao mercado europeu.
Com a assinatura de um acordo de livre comércio entre a UE e o Egito, em 2010, segundo Boel, mais produtos do país árabe poderão ingressar nos mercados europeus, grandes consumidores de produtos agrícolas.
O comércio de produtos agrícolas entre o Egito e a UE tem apresentado forte crescimento, segundo Boel, saltado de 248 milhões de euros em 2003 para 404 milhões euros em 2005. Visitas ao Egito pelos comissários europeus para agricultura, meio ambiente e comércio nas últimas duas semanas demonstram o interesse da Europa em aprofundar e consolidar as relações econômicas, políticas e sociais com o país árabe.
Segundo a Comissão Européia, a corrente comercial entre a UE e o Egito tem apresentado média anual de cerca de 10 bilhões de euros nos últimos anos, com recorde de 11,5 bilhões em 2004. Sempre de acordo com o jornal egípcio, a UE é o principal parceiro econômico do Egito, responsável por aproximadamente 40% do comércio exterior egípcio, seguida pelos Estados Unidos, com 14%. O Egito é o 33° parceiro econômico da UE.
*Tradução de Mark Ament

