São Paulo – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) aprovou o plano de Omã voltado para o cuidado da infância para o período 2026-2030, após conclusão do programa anterior, que estava em andamento desde 2022. A notícia foi publicada na agência de notícias oficial Oman News Agency (ONA).
No plano que será executado nos próximos anos, os focos serão duas das fases importantes da vida. Uma delas é a primeira infância, com ações para garantir a expansão do acesso à aprendizagem e aos serviços de qualidade necessários nesse período. A outra etapa será a adolescência, visando o fortalecimento das oportunidades para os jovens em educação e o desenvolvimento de habilidades, entre outros.
O novo plano foi desenhado ao longo do último ano, em processo que envolveu agências governamentais, sociedade civil e outros parceiros. Em declaração na reunião do conselho executivo da Unicef, de forma virtual, a ministra do Desenvolvimento Social de Omã, Laila Ahmed Al Najjar, falou do compromisso do país com o avanço do direito das crianças, e das prioridades compartilhadas no Oriente Médio e Norte da África, mencionando apoio a pais e cuidadores, e proteção de crianças no mundo digital e em conflitos armados.
“Apenas através de investimentos em políticas, programas e paz podemos criar ambientes seguros, de apoio e acolhimento para as crianças”, disse a ministra Al Najjar na reunião, segundo a ONA. A representante da Unicef em Omã, Sumaira Chowdhury, falou que a parceira entre a Unicef e Omã se baseia na crença compartilhada de que investir nas crianças é investir no futuro da nação.
Leia também:
Omã pesquisa falcões nas Ilhas Daymaniyat


