São Paulo – A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) tem inscrições abertas para indústrias com práticas em inovação, sustentabilidade e impacto social interessadas em concorrer em premiação. Empresas de todo o mundo podem se candidatar até 15 de setembro para o Prêmio de Sustentabilidade ONE World, que será entregue no dia 24 de novembro na Conferência Geral da UNIDO – Cúpula Global da Indústria 2025, que ocorrerá em Riad, na Arábia Saudita.
“O engajamento do setor privado é essencial para desbloquear oportunidades de desenvolvimento industrial sustentável. O Prêmio ONE World de Sustentabilidade reconhece boas práticas e demonstra como lucratividade e sustentabilidade podem caminhar juntas”, afirmou o diretor-geral da UNIDO, Gerd Müller, na página de inscrição da premiação, no site da UNIDO.
O prêmio tem três categorias: Cadeias de Suprimento Sustentáveis, Startups Inovadoras e Mulheres na Indústria. De acordo com informações divulgadas pela UNIDO, a primeira reconhecerá empresas que estão revolucionando práticas de fornecimento, redução de emissões, trabalho justo e criação de valor local. A segunda é voltada para tecnologias impactantes e modelos de negócios escaláveis.
A terceira categoria pretende evidenciar iniciativas que colocam o empoderamento feminino no centro das operações, promovem mulheres para cargos técnicos e de liderança ou apoiam empreendedoras. Se a empresa quiser se candidatar em mais de uma categoria, deve fazer inscrição separada para cada uma.
De acordo com a UNIDO, o prêmio é voltado para empresas que integram a sustentabilidade em suas operações principais, também para startups com soluções industriais disruptivas e escaláveis e para empreendedores individuais que causam impacto duradouro e promovem mudanças significativas.
Serão critérios para a avaliação das concorrentes a sustentabilidade, com compromisso de longo prazo com a responsabilidade ambiental, social e econômica; o impacto do negócio, com benefícios mensuráveis para comunidades, meio ambiente e indústria; a inovação, com soluções novas que desafiam as práticas industriais tradicionais; e a escalabilidade, ou seja, potencial de expansão e sustentabilidade a longo prazo.
Leia também:
UNIDO busca novas parcerias no setor privado


