Silwan Abbassi*
Brasília – A Universal Parks and Resorts, empresa do setor de entretenimento filiada ao estúdio de cinema Universal Studios, de Hollywood, em parceria com a empresa Tatweer, do setor de desenvolvimentos imobiliários em Dubai, vai investir 8 bilhões de dihrans (US$ 2 bilhões) na construção de um parque temático em Dubai, segundo informa o jornal árabe Al Hayat. O parque ficará no Dubailand, um complexo turístico que abriga opções de lazer, tais como atividades esportivas, ecoturismo, resorts, museus, galerias, shoppings e spas. Algumas atividades do Dubailand já estão em operação e outras ainda estão em construção.
O parque, que será chamado de Universal City, contará com brinquedos inspirados em vinte filmes diferentes e cobrirá uma área aproximadamente 600 mil metros quadrados. A construção do Universal City faz parte da estratégia do emirado de Dubai de atrair 15 milhões de turistas ao ano até 2015.
Cenas de grandes filmes como Parque dos Dinossaurios e King Kong, entre outros, serão transformados em brinquedos que estarão divididos em quatro áreas específicas: Hollywood, Metrópole, Aventura e Desenhos Animados. O complexo também incluirá quatro mil quartos de hotel, 100 restaurantes, lojas, escritórios comerciais e complexos residenciais.
De acordo com o presidente da Tatweer, Saeed Al Muntafiq, este é o primeiro projeto do gênero no Oriente Médio. O executivo acrescentou que a Universal Studios Dubailand será o quarto empreendimento do gênero da Universal Studios, dois nos Estados Unidos e um no Japão. O centro atrairá turistas de todo o mundo, mas principalmente do subcontinente asiático, da Europa oriental e sul da África.
Segundo o presidente da Universal Parks and Resorts, Thomas Williams, "a visão dos governantes de Dubai, o ambiente propício ao investimento e a posição geográfica privilegiada de Dubai contribuem para a escolha do emirado para a instalação do primeiro parque temático do gênero na região".
Dubailand
O Dubailand vai incluir 45 grandes projetos e mais de 200 atividades turísticas, de lazer e entretenimento. Quando estiver completo, terá o dobro do tamanho do Walt Disney World Resort da Florida, e será o maior parque temático do mundo. O Dubailand terá também atrações chamadas Aqua Dubai, Falcon City of Wonders, Global Village e Kids World. O Sports and Outdoor World (Mundo de Esportes e Atividades Externas) cobrirá uma área de 33 milhões de metros quadrados e incluirá o autódromo de Dubai e um centro de esportes radicais.
O projeto será construído em quatro fases. A primeira estará completa em 2010 e o término está previsto para o período entre 2015 e 2018. O Dubailand será dividido em seis "mundos".
Universal Studios
A Universal Studios é respeitada mundialmente por seus parques temáticos e tem consultoria criativa de Steven Spielberg, diretor de cinema que já venceu o Oscar três vezes. Os parques temáticos da Universal são reconhecidos mundialmente por suas atrações baseadas em filmes e seriados de televisão, nos quais os visitantes participam da ação.
Além dos três parques da Universal em Los Angeles e Orlando, nos Estados Unidos, e Osaka, no Japão, a Universal também tem acordos de licenciamento para um parque que está em construção em Cingapura. A Universal Parks & Resorts recebe anualmente mais de 46 milhões de visitantes em seus parques, hotéis e centros de entretenimento ao redor do mundo.
*Tradução de Mark Ament

