São Paulo – A Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu vagas para migrantes e refugiados no Brasil – com pedido de refúgio ou de visto humanitário – concluírem suas graduações. O processo vale para aqueles que já haviam iniciado os estudos em seu país de origem.
As inscrições ocorrem por requerimento. O prazo para se candidatar segundo o edital de reingresso, lançado pela Pró-Reitoria de Graduação e Especialização Profissional da instituição, é até 17 de outubro.
Estão disponíveis 149 vagas remanescentes de graduação, descritas no edital. O curso escolhido pelo imigrante deve ter as mesmas características daquele que ele iniciou. As aulas terão início no primeiro semestre letivo de 2020.
O processo seletivo de reingresso para migrantes e refugiados é realizado na UFPR desde 2014. Desde 2018, a Universidade tem também um vestibular específico para migrantes e refugiados para preencher vagas suplementares.
Requerimento
O candidato deve entregar o requerimento pessoalmente na sala do projeto de extensão Refúgio, Migrações e Hospitalidade, que integra o Programa Política Migratória e Universidade Brasileira (Praça Santos Andrade, nº 50, andar térreo, sala 28, Centro, Curitiba).
É necessário especificar qual o curso pretendido e incluir toda a documentação requisitada no edital. As próximas etapas são prova escrita de nivelamento linguístico de português, análise de currículo e entrevista.