São Paulo – A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) vai promover um processo seletivo voltado para refugiados para seus cursos de graduação presenciais nos campus de São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino, no interior paulista. As inscrições vão até esta quinta-feira (28) e a prova ocorrerá no dia 17 de fevereiro.
No total, a universidade oferece 61 cursos de graduação presencial, incluindo engenharia de produção, pedagogia, educação física, biotecnologia, música, psicologia, geografia, química, turismo, matemática, entre outros. Para cada curso, há uma vaga destinada a refugiados.
Para concorrer, é preciso que o candidato tenha concluído o ensino médio e que comprove sua condição de refugiado por meio de atestado emitido pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare). As inscrições devem ser feitas pelo link https://form.jotformz.com/60202425663649.
O processo de seleção será feito por meio de uma prova de redação em língua portuguesa. O exame irá ocorrer no dia 17 de fevereiro, às 15 horas, no prédio da Pró-Reitoria de Graduação da UFSCar, em São Carlos. O resultado será divulgado no dia 19 de fevereiro, e os aprovados serão convocados imediatamente para fazer a matrícula e iniciarem as aulas em 29 de fevereiro.
O edital do processo seletivo destaca que, em qualquer fase do processo seletivo e mesmo após o ingresso do aluno na universidade, o estudante perderá o vínculo com a UFSCar se não for confirmada sua permanência legal no País.
Mais informações sobre o processo seletivo da UFSCar para refugiados estão disponíveis no link http://migre.me/sO0vt.