São Paulo – “Já foi possível construir uma pequena ponte entre as duas universidades e entre os dois países e espero que isso se transforme numa rodovia de velocidade super rápida”, afirmou ontem (07) o vice-presidente da Universidade Americana de Beirute, Hassan Diab, durante encontro com a imprensa na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), na Grande São Paulo.
Essa é a primeira viagem de Diab ao Brasil. “É uma viagem exploratória e eu estou aqui para conhecer vários pontos comuns entre as duas universidades”, disse. Segundo ele, uma das razões pelas quais é necessário construir várias pontes entre o Brasil e o Líbano é o fato de que dos quase 200 milhões de brasileiros há pelo menos 12 milhões de árabes e descendentes vivendo aqui.
O libanês destacou que várias idéias foram discutidas com a reitoria da USCS e novas conversas e novas visitas talvez sejam necessárias para identificar oportunidades. “Pretendo voltar e fazer outras visitas, pois o Brasil possui 2.500 universidades. Pretendo realmente estabelecer essas pontes de contato entre os dois países e visitar outras universidades”, garantiu.
A Universidade Americana de Beirute tem dezenas de acordos de cooperação com muitas universidades, especialmente no Norte da África e Oriente Médio. Nos últimos 30 anos foram fechados mais de 500 acordos. Entre eles, o vice-presidente destacou o estabelecido com universidades nos Emirados Árabes Unidos, no Catar e em Omã.
Além do Líbano, a instituição oferece programas de diversas naturezas em outros 17 países, em 25 cidades, basicamente no Oriente Médio e Norte da África. “Os acordos podem durar sete ou 10 anos, podendo ainda ser acordos específicos como o que fechamos com a Universidade do Catar que pediu uma assessoria para certas faculdades”, explicou.
“Uma das várias possibilidades é trabalhar com a longa experiência que a universidade e seus cursos já possuem garantindo o credenciamento e a internacionalização da universidade brasileira”, disse Diab.
O reitor da USCS, Silvio Augusto Minciotti, afirmou que “o primeiro passo, sem o qual nada acontece, já foi dado”. “Nossa meta agora é consolidar o departamento de relações internacionais e intensificar o contato com vários países mundo afora”, disse.
De acordo com Minciotti, esse é o início de um processo que a universidade pretende intensificar. “Constatamos com base em pesquisas com alunos e professores que um dos nossos objetivos é estender a universidade. Ela se consolidou muito na região nos últimos anos e existe uma expectativa de que ela leve para fora da região e do Brasil essa expertise”, garantiu.
Diab destacou ainda que o quadro que se visualiza no Brasil é o mesmo que se visualiza no resto do mundo. "Há uma série de universidades que funcionam como supermercados e estão interessadas em vendas de diplomas. O que não é o caso da USCS, que se preocupa com a qualidade de ensino e credenciamento da instituição e seus programas”, disse.
Entre as ações previstas pela futura parceria entre as instituições estão a realização de cursos de disciplinas compartilhadas, programas de pesquisas, projetos culturais, assim como a mobilidade de docentes, discentes e pesquisadores. Assista ao vídeo sobre a matéria no link abaixo.
Exportando talentos
“Alguns países se caracterizam por exportar ouro, outros por exportar determinados produtos, o Líbano se caracteriza por exportar cérebros”, disse Diab, fazendo uma referência ao fato de que muitos alunos que se formam na universidade acabam indo para outros países do Oriente Médio, Europa e Estados Unidos. “Cerca de 90% dos nossos formandos conseguem emprego antes de terminar o curso”, destacou.
A universidade é referência nas áreas de Engenharia, Medicina, Artes e Ciências. Fundada em 1866, hoje acumula 144 anos de experiência, tem 7.600 alunos, 46 cursos de graduação, 58 cursos de mestrado e oito de doutorado.
Sobre a USCS
Com 42 anos de fundação e cerca de 5 mil alunos, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul oferece mestrados em Comunicação e Administração e doutorado em Administração. Na área de graduação possui 33 cursos, agrupados nas Escolas de Comunicação, Computação, Direito, Educação, Saúde, de Graduação Tecnológica e a de Negócios.
Contatos
Universidade Municipal de São Caetano do Sul
www.uscs.edu.br
Universidade Americana de Beirute
www.aub.edu

