Syrian Arab News Agency*
Damasco – O reitor da Universidade de Damasco, Wael Muoalla, reuniu-se nesta segunda-feira (23) com o professor Candido Mendes, reitor da Universidade Candido Mendes, do Rio de Janeiro. No encontro eles discutiram formas de estabelecer cooperação científica e cultural entre as duas instituições.
Muoalla e Mendes analisaram e propuseram idéias para cooperação nos campos das ciências humanas, ensino de idiomas e atividades culturais. Mendes declarou que espera que sua visita contribua para o estabelecimento de fortes e boas relações entre as duas universidades.
Em março deste ano, Muoalla se reuniu com o embaixador brasileiro na Síria, Eduardo Monteiro De Barros Roxo, para tratar da criação do Centro de Ensino da Língua Portuguesa na Universidade de Damasco e da criação de cursos que facilitem a ampliação das relações científicas entre ambos os países. A universidade síria já está oferecendo o curso de português, ministrado por uma professora brasileira.
A Universidade de Damasco é a principal instituição de ensino superior da Síria, segundo o site da instituição. Ela foi criada em 1923 com a união do Instituto Médico (fundado em 1901) e do Instituto de Direito (criado em 1913). O nome original da instituição era Universidade da Síria, mas o nome atual foi adotado em 1953, após a fundação de outras universidades. A Universidade de Damasco inclui 15 faculdades, 8 hospitais de ensino, uma escola de enfermagem e 7 centros de línguas.
A Universidade Candido Mendes tem 13 unidades no Rio de Janeiro. O grupo foi estabelecido em 1902 e atualmente oferece cursos de gestão de negócios, marketing, comércio exterior, recursos humanos, secretariado executivo, análise de sistemas e tecnologia da informação, gerência de redes de computadores e gerência de projetos web (webmaster/webdesign). A organização também oferece uma série de cursos de pós-graduação e cursos técnicos.
*Tradução de Mark Ament com informações da redação da ANBA

