Agência Brasil
Fortaleza – A Ceara Steel, primeira usina siderúrgica do Nordeste, deve entrar em funcionamento em 2009. Com um investimento total de US$ 754 milhões, a usina vai produzir 1,5 milhão de toneladas de placas de aço para exportação.
O presidente da Dongkuk, sócia majoritária da usina, Sae-Joo-Chang, afirmou que o projeto começou a se concretizar durante a viagem do presidente Lula à Coréia, em maio, quando foi assinado o protocolo entre as empresas e o governo do Ceará.
Durante a construção, as obras devem gerar 3,5 mil empregos diretos e, depois de pronta, a usina prevê empregar 1,6 mil pessoas. A maior parte da mão-de-obra está sendo qualificada em cursos de tecnologia na Universidade Federal do Ceará e em centros de ensino tecnológico de nível médio.
A Ceara Steel será também a primeira na América Latina a operar segundo os padrões de preservação ambiental previstos pelo Protocolo de Quioto.

