Agência Brasil
Brasília – O governo brasileiro suspendeu temporariamente a importação de reses bovinas e embriões vivos procedentes dos Estados Unidos e aguarda um comunicado oficial do Departamento de Agricultura norte-americano sobre a extensão e as providências tomadas diante da confirmação de um caso do mal da vaca-louca, ocorrido no estado do Washington na costa oeste do país.
O Ministério da Agricultura já alertou todos os postos de fiscalização para não permitir a entrada destes produtos no território nacional.
Outros países também suspenderam a importação de carne dos EUA: além dos asíaticos, Rússia, África do Sul e Austrália A União Européia afirmou que já tem restrições ao produto norte-americano devido ao excesso de hormônios, portanto a suspeita se apresenta como um risco para os europeus.
O Canadá revelou um primeiro caso descoberto em rebanho do país em maio passado. O Japão, Coréia do Sul, Cingapura e Hong Kong já determinaram a suspensão temporária da importação de carne norte-americana.
O anúncio da suspeita nos Estados Unidos causou a queda no preço das ações de cadeias de fast food, como o Macdonald´s. O Mal da Vaca Louca, ou encefalopatia espongiforme bovina, surgiu em 1986 na Grã-Bretanha e provocou estrago na pecuária européia nos anos 90.

