São Paulo – As vendas da mineradora brasileira Vale no Oriente Médio alcançaram US$ 1,494 bilhão em 2013, resultado 28% maior que o obtido em 2012. Em volume, o crescimento foi de 11%, com a comercialização de 7,527 milhões de toneladas de pelotas de minério de ferro. A empresa mantém uma usina de pelotização e um centro de distribuição no complexo industrial do Porto de Sohar, em Omã, desde 2011.
“A operação de Omã foi construída para atender o mercado local. No ano passado, foram quase nove milhões de pelotas, mas sempre vai alguma coisa do Brasil [diretamente] para o Oriente Médio”, afirmou José Carlos Martins, diretor-executivo de Ferrosos e Estratégia, durante conferência telefônica com a imprensa nesta quinta-feira (27). “A demanda tem crescido no Oriente Médio. Todo ano, temos um aumento de [pelo menos] 5% na demanda da região”, destacou o executivo.
Na quarta-feira (26), a empresa divulgou seus resultados financeiros do ano passado e também do último trimestre de 2013. No último ano, a empresa apresentou lucro líquido de US$ 584 milhões, bem abaixo dos US$ 5,454 bilhões ganhos em 2012. No quarto trimestre de 2013, a mineradora teve um prejuízo líquido de US$ 6,451 bilhões.
O resultado negativo do último trimestre foi influenciado pela adesão da mineradora ao programa de parcelamento de dívidas do governo federal, o Refis. A direção da Vale, no entanto, se mostrou otimista quanto à situação.
“A avaliação negativa é mais pela ótica contábil da imprensa. Os analistas viram de uma forma diferente”, afirmou Murilo Ferreira, diretor-presidente da Vale. Segundo Martins, o Refis não deve continuar afetando os resultados da companhia este ano. “O impacto contábil foi todo absorvido nesse trimestre”, destacou.
Durante 2013, a Vale contabilizou uma receita bruta de US$ 48,994 bilhões, quase o mesmo resultado de 2012, que foi de US$ 48,753 bilhões. Já a receita bruta do quarto trimestre do ano fechou em US$ 13,606 bilhões, 5% a mais que no terceiro trimestre de 2013.
“Estamos muito motivados com a performance de 2013, tivemos resultados muito sólidos”, disse Ferreira. “Estamos com sucesso em focar a empresa em seus negócios principais e estamos trabalhando de forma austera para a redução de custos. A empresa está se preparando para um crescimento sólido de volumes para os próximos anos”, avaliou.


