São Paulo – A mineradora brasileira Vale assinou uma carta de intenções com o grupo siderúrgico indiano Essar estabelecendo parceria para fornecer aglomerados de minério de ferro para o projeto Green Steel Arabia (GSA), da Essar, na Arábia Saudita. Pelo acordo, a Vale fornecerá quatro milhões de toneladas em produtos por ano. Na foto acima, produção da Vale no Brasil, no estado do Pará.
De acordo com informações divulgadas pela companhia brasileira, os aglomerados poderão ser pelotas ou briquetes. Os briquetes serão produzidos pela Vale no Mega Hub da Arábia Saudita, onde também está instalado o cliente, e as pelotas poderão ser feitas pela empresa no Brasil ou em Omã, país do Oriente Médio onde a Vale já tem operações.
A Vale anunciou no ano passado acordos para o desenvolvimento de Mega Hubs na Arábia Saudita, nos Emirados Árabes Unidos e em Omã. Nesses complexos, a Vale é responsável por construir e operar plantas de concentração e briquetagem de minério de ferro, assegurando a oferta de produtos aglomerados de alta qualidade. Cabe a parceiros locais a construção da infraestrutura logística necessária e a investidores e clientes a construção e a operação de plantas de redução direta e as compras de HBI para exportação e abastecimento doméstico.
O HBI é hot briquetted iron (HBI). No anúncio dos Mega Hubs, a Vale informou que além de HBI, seriam produzidos nestes locais outros produtos de aço com redução significativa das emissões de gás carbônico (CO2). A produção de HBI com utilização de gás natural emite aproximadamente 60% menos CO2, quando comparado com a produção de ferro gusa através da rota integrada BF-BOF. No futuro, a substituição de gás natural por hidrogênio e a utilização de energia renovável poderão eliminar as emissões de CO2.
“Esse acordo representa um passo importante no desenvolvimento dos Mega Hubs, um modelo de negócio inovador que tem como objetivo apoiar a descarbonização do setor siderúrgico e contribuir para a luta global contra a mudança climática”, disse o vice-presidente de Soluções de Minério de Ferro da Vale, Marcello Spinelli. O GSA da Essar pretende ser a primeira iniciativa de aço verde na região. Na última semana, a Vale anunciou acordo para estudar o desenvolvimento de complexos industriais semelhantes aos Mega Hubs no Brasil e na América do Norte.