São Paulo – A Vale deu início à fase de testes de sua planta de pelotização em Omã. O complexo inclui duas unidades de pelotização, com capacidade de produção de 4,5 milhões de toneladas cada, além de um centro de distribuição e um terminal de águas profundas. As operações comerciais estão previstas para começarem em março e o primeiro embarque deverá ser realizado em maio deste ano.
A empresa brasileira detém 70% do complexo, localizado no distrito industrial de Sohar, no norte do país árabe. Os outros 30% são de propriedade da Oman Oil Company, estatal petrolífera de Omã. A venda das ações foi realizada em maio de 2010, pelo valor de US$125 milhões.
O investimento estimado da planta é de US$ 1,356 bilhão. Com a nova planta, a Vale terá adicionado à sua capacidade de produção mais 9 milhões de toneladas anuais de pelotas de redução direta. O centro de distribuição terá capacidade para movimentar 40 milhões de pelotas por ano.
O terminal de águas profundas está sendo construído pela Sohar Industrial Port Company e será operado exclusivamente pela Vale. A empresa também assinou um acordo de longo prazo com a Oman Shipping Company para a construção de quatro navios com capacidade de 400 mil toneladas, que serão dedicados ao transporte de minério.
A Vale atua em Omã desde 2007 e entre as ações que já realizou para reforçar sua marca no país árabe está o patrocínio de um jogo amistoso entre as seleções brasileira e omani de futebol, em novembro de 2009.

