São Paulo – A mineradora Vale produziu 2,41 milhões de toneladas de pelotas de minério de ferro em Omã no terceiro trimestre deste ano, volume 7,2% menor do que no mesmo período do ano passado e 1,7% inferior ao segundo trimestre deste ano. A empresa tem operações no país árabe há oito anos, onde faz pelotização do minério.
Apesar da queda, a empresa informou em seu relatório de produção, divulgado nesta segunda-feira (14), que a produção do terceiro trimestre ficou “em linha” com o segundo trimestre deste ano e o terceiro trimestre de 2018. No segundo trimestre deste ano, a Vale produziu 2,45 milhões de toneladas de pelotas em Omã e no mesmo período do ano passado foram 2,6 milhões de toneladas, de acordo com o relatório.
No acumulado deste ano até o mês de setembro, também houve uma leve queda, de 1,2%, na produção da mineradora em Omã. Foram 6,84 milhões de toneladas nos nove primeiros meses deste ano contra 6,92 milhões em iguais meses do ano passado.
A Vale mantém em Omã, na cidade de Sohar, um complexo industrial de pelotização, além de instalações de armazenagem e um terminal marítimo. O processamento é feito perto de um porto de águas profundas, o Porto de Sohar, a 200 quilômetros da capital do país, Mascate. O minério processado é importado do Brasil.
A produção de pelotas como um todo aumentou 22,7% no terceiro trimestre deste ano sobre o segundo trimestre, mas caiu 19,8% sobre iguais meses de 2018. O volume produzido no Brasil e exterior foi de 11,1 milhões de toneladas.
Segundo a Vale, o crescimento sobre o segundo trimestre é resultado de melhor desempenho operacional. A Vale informa que no segundo trimestre houve manutenção das plantas de Tubarão (SC) e que a queda sobre o mesmo período de 2018 é resultado de parada de operações nas fábricas e complexo de Vargem Grande (MG).
A produção de minério de ferro ficou em 86,7 milhões de toneladas de julho a setembro, com alta de 35,4% sobre os três meses anteriores. Sobre igual período de 2018, porém, houve queda de 17,4%. No acumulado do ano até setembro, o recuo na produção foi de 21,2%, com 223,6 milhões de toneladas de minério produzidas.