São Paulo – A mineradora Vale vendeu uma participação minoritária de 30% da Vale Oman Pelletizing Company LLC (VOPC), subsidiária da empresa brasileira constituída para operar uma planta de pelotização no país árabe, à Oman Oil Company S.A.O.C. (OOC), companhia petrolífera de Omã. Pela compra, a OOC pagará US$ 125 milhões.
De acordo com nota divulgada pela companhia, “o acordo está em linha com a estratégia de negócios da Vale, que compreende a manutenção de parcerias de longo prazo com as principais empresas locais para apoiar a implementação de projetos greenfield”. A mineradora diz ainda que “acredita que a transação com a OOC contribuirá para o sucesso da estratégia de desenvolvimento de negócios na região, criando valor para seus acionistas”.
Além da planta de pelotização, a Vale também está investindo em uma central logística industrial, ambas no Porto de Sohar, em Omã.
Após sua conclusão, o projeto abrangerá um terminal marítimo e um centro de distribuição, com capacidade de movimentação de até 40 milhões de toneladas de minério de ferro e pelotas por ano.

