São Paulo – A indústria de móveis Vamol, do município paranaense de Arapongas, começou a vender para o mercado árabe e planeja a entrada em novos países da região. A empresa exporta desde 2007 para o Egito e neste ano passou a atender também Emirados Árabes Unidos, Omã e Argélia. “Estamos iniciando um trabalho no mercado árabe e temos a intenção de expandir. A feira de Dubai nos proporcionou muitos contatos”, afirma a gerente de exportação da Vamol, Cindy Fernandes. A indústria participou da Index Dubai, feira do setor de móveis, em maio deste ano, na qual abriu os mercados de Omã e Argélia.
As vendas para os Emirados começaram também a partir da participação da Vamol em uma feira, mas no Brasil, na Movelpar, de Arapongas. Em função dos negócios recentes, a empresa ainda não tem a noção exata de quanto o mercado árabe representará nas suas exportações. “As primeiras negociações se concretizaram nos meses de julho e agosto. Sendo assim, ainda não é possível ter uma noção se o mercado árabe apresentará resultados significativos ou não. Tudo vai depender da aceitação do produto em cada um destes mercados”, afirma Fernandes.
A gerente lembra que apesar da vontade de vender mais para os países árabes, o mercado externo não reage com a mesma agilidade que o brasileiro, em função dos tempos necessários para negociação, documentação, transporte dos contêineres, reiotada no porto, despacho, armazenamento e distribuição paras as lojas. Mas a Vamol está fazendo contatos para entrar no Catar, Líbia, Arábia Saudita, Iraque, além de Irã, que não é árabe, entre outros países.
“São países com uma economia aberta. Estão importando cada vez mais produtos brasileiros, principalmente do agronegócio”, afirma Fernandes. Ela acredita que eles podem também ser um bom mercado para móveis já que não possuem muitas indústrias locais produzindo na área. A gerente lembra que apesar de os árabes estarem mais próximos da China do que do Brasil, eles sentem confiança na qualidade dos produtos e na negociação com os brasileiros. Para vender mais na região, a Vamol pretende continuar participando da Index Dubai.
A empresa produz ao redor de 36 mil móveis ao mês e tem 12% do seu faturamento atrelado às exportações. A Vamol vende para cerca de 20 países, entre eles Chile, Peru, Paraguai, Uruguai, França, Guiana Francesa, Namíbia, Angola, África do Sul, Moçambique. O Chile e o Peru são os maiores mercados da empresa lá fora, de acordo com Fernandes. A Vamol fabrica móveis como home theater, racks, estantes, bancadas, além de outros móveis para sala e escritório (home Office). A matéria-prima principal é o MDF.
São 257 funcionários atuando na fábrica em Arapongas, cidade onde fica um dos maiores polos moveleiros do país. A empresa foi criada em 1993 com o nome de Valmoveis e no começo das atividades fabricava apenas roupeiros. Depois a indústria passou a fabricar racks de canto e em 1995 mudou de endereço, para uma sede maior, onde conseguiu ampliar a produção. Dois anos depois transferiu novamente a sede para aumentar ainda mais a atuação. Hoje ela é conhecida por sua produção de móveis para salas de estar.
Contato:
Vamol
Telefone: +55 (43) 3276 9700
Site: www.vamol.com.br


