São Paulo – A empresa varejista 2point, do Catar, pretende fechar negócios com até quatro empresas calçadistas brasileiras durante a Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios (Francal), que começou nesta segunda-feira (03) no Expo Center Norte, em São Paulo. A ideia é levar cerca de mil pares de cada uma.
A gerente de compras da 2point, Elsa Dionisio (foto acima), falou com a ANBA na mostra. A portuguesa que mora em Doha trabalha há dois anos com o grupo da 2point que, além do varejo, tem empresas de móveis, imóveis e spas de beleza. Dionisio é a única compradora convidada do mundo árabe pelo Programa Importador, promovido pela Francal e pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), que subsidia passagem e estadia para compradores internacionais selecionados. Esta é a primeira vez que ela vem ao Brasil.
“Já tive duas reuniões e até quarta-feira devo conversar com dez empresas, e então decidir fechar negócio. O mercado brasileiro tem muita oportunidade porque temos climas semelhantes, e a moda, a estética brasileira, têm muito a ver com a demanda do mundo árabe, temos muito a explorar. Apesar da distância, podemos fazer bons negócios”, declarou Dionisio.
Geralmente, a gerente viaja para feiras da Europa, e o mercado de calçados no Catar é abastecido com produtos da França, Itália e Reino Unido. “Estamos com um projeto específico para uma loja multimarcas em um shopping de Doha e vim descobrir marcas novas aqui, queremos marcas que, de preferência, ainda não estejam presentes no mundo árabe”, contou.
Os calçados da loja 2point são, segundo Dionisio, mais comerciais, com preço final de US$ 50 a US$ 100. “Há potencial em buscar outras marcas além da Europa, há tantas coisas no mundo para descobrir, queremos diversificar”, declarou a executiva.
Dionisio espera comprar cerca de mil pares de sapato por marca. “Por ser a primeira encomenda e de marcas que eu não conheço, prevejo comprar até mil pares de sapatos de três a quatro empresas, e destes, 90% serão calçados femininos, nossa maior demanda, e os outros 10% se dividem entre masculinos e infantis.”
Elsa Dionisio vive no Catar há doze anos com seu marido, também português. “Há muitos expatriados em Doha, eles precisam de mão de obra qualificada e os europeus têm uma vantagem quando viagens fazem parte do trabalho; se eu preciso ir a uma feira em qualquer país da Europa, não preciso de visto, por exemplo”, contou.
A executiva ficou impressionada com a organização da feira. “A feira começou muito bem, tivemos uma reunião entre lojistas e compradores mais cedo e eu recebi um portfólio de acordo com a minha faixa de preço e modelos, e já agendamos as reuniões; o acompanhamento está sendo surpreendente, não vejo essa organização em outras feiras”, elogiou.
Usaflex
No estande da brasileira Usaflex, o gerente de exportações Jefferson Berz contou à ANBA que o mercado árabe é o segundo mais importante para as vendas internacionais da marca, atrás apenas da América Latina. “As vendas ao mercado árabe estão estáveis, já vendemos para cerca de sete países da região, principalmente Kuwait, Emirados Árabes e Arábia Saudita; estamos começando com a Líbia, o Marrocos e o Egito; e queremos expandir, devemos fazer uma viagem a alguns países árabes nos próximos meses”, disse Berz.
Ele declarou que a Usaflex cresceu 80% em exportações no último ano, principalmente para os países latino-americanos. “Ano passado, mesmo sendo um ano bem difícil economicamente, com a greve dos caminhoneiros, entre outros fatores, crescemos no mercado interno e externo, e nossa categoria de sapatos aponta projeção de algum crescimento nas vendas internacionais para este ano”, afirmou.
As mulheres árabes gostam de saltos altos, brilhos e plataformas, segundo o gerente. “Nós produzimos sapatos mais confortáveis, mas temos capacidade de fazer um produto mais adequado ao mundo árabe”, disse o executivo, pensando em uma linha tipo exportação voltada ao mercado do Oriente Médio e Norte da África.
Dados
De janeiro a abril, os países árabes compraram mais de US$ 15 milhões em calçados brasileiros, quantia 48% maior que no mesmo período do ano passado. Em volume, a alta foi de 64% no mesmo comparativo, passando a marca dos dois milhões de pares vendidos. Os principais compradores do mundo árabe são Emirados, Arábia Saudita e Kuwait. Os dados são da Abicalçados.
A 51ª edição da Francal vai até quarta-feira (05) no Expo Center Norte. A feira calçadista conta com 350 expositores, sendo 25 internacionais, em uma área de 30 mil metros quadrados.
Serviço
Francal 2019
De 03 a 05 de junho
Das 10 às 19 horas
Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333
São Paulo, SP
www.francal.com.br