São Paulo – Representantes de seis empresas árabes importadoras de alimentos estão em São Paulo em busca de produtos brasileiros. Eles são supermercadistas e traders dos Emirados Árabes, Jordânia, Iêmen, Kuwait e Barhein que vão participar das rodadas de negócios da Feira Internacional de Negócios em Supermercados, da Associação Paulista de Supermercados (Apas). O evento começa hoje (18) e segue até quinta-feira (21) no Expo Center Norte.
As rodadas de negócios, que vão ser realizados nos dias 19, 20 e 21, vão contar com cerca de 70 empresas brasileiras fabricantes e traders de alimentos. Os encontros são organizados pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). “Nosso principal objetivo é o de aproximar as empresas árabes do mercado brasileiro. Buscamos trazer (para o evento) empresas que ainda não importam do Brasil”, afirmou a coordenadora de comércio exterior da Câmara Árabe, Francisca Barros.
De acordo com ela, a ideia é começar a organizar mais eventos como esse, sempre diversificando os países convidados. “As empresas árabes escolhidas são bem qualificadas e estão entre as grandes importadoras de alimentos do Oriente Médio”, disse Francisca. Segundo ela, trazer o empresário árabe para uma feira é bem diferente de levar as empresas brasileiras para rodadas de negócios nos países árabes. “Aqui na feira, os árabes podem conhecer melhor os produtos e podem, até, ser convidados para visitar as fábricas”, acrescentou.
As rodadas de negócios fazem parte do projeto da Apex “Sabores do Brasil”, que em fevereiro levou para Dubai mais de 20 empresas brasileiras do setor de alimentos para participar de encontros com importadores árabes. Para divulgar o comércio entre árabes e brasileiros, a Câmara Árabe vai ter um estande na feira que dará auxílio a todos os empresários interessados.
Entre as empresas árabes presentes nas rodadas está a Al Maya Supermarkets, do Grupo Al Maya, dos Emirados Árabes, que já importa do Brasil carne de frango, leite em pó, gelatina e carne enlatada. Com 18 lojas no país e 3 mil funcionários, o grupo busca por leite e derivados, frutas, café, chá, mel, cereais, açúcar, sucos e produtos de confeitaria. Outra empresa que já importa carnes, grãos e chocolates brasileiros, e quer diversificar a pauta de importação é o grupo da Jordânia Ibrahim Odeh and Partner. Já a empresa Jordan Centre for Trade and Investment, também da Jordânia, ainda não compra do Brasil.
As outras empresas que também participam das rodadas são a Ali Essa Aldaaysi, grupo supermercadista do Bahrein, que já importa frango e carne do Brasil; a Alsaeed Trading Company, maior trading do setor de alimentos do Iêmen, e a Sultan Center Company, com 11 lojas no Kuwait e operações na Jordânia e Omã.
Hoje pela manhã, os empresários árabes vão participar de um seminário na Câmara Árabe, em São Paulo, onde terão uma palestra sobre o potencial do Brasil nos aspectos econômicos, oportunidades de negócios e comércio exterior. Ela será dada pelo gerente de Desenvolvimento de Mercado da entidade, Rodrigo Solano. Também haverá uma outra palestra sobre o setor brasileiro de alimentos, apresentada por um representante da Associação Brasileira das Indústrias Alimentícias (Abia).
Serviço
Apas 2009
Data: 18 a 21 de maio, das 14 horas às 22 horas
Local: Expo Center Norte, rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo
Informações: www.portalapas.org.br