São Paulo – O desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) – que está sendo recompostas gradualmente desde janeiro –, juros baixos e a disponibilidade para compra de carros novos foram os principais fatores que estimularam as vendas de veículos leves (carros de passeio e utilitários, como vans) no primeiro bimestre de 2013, o melhor resultado já obtido pela indústria automobilística nacional. A análise é do presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Cledorvino Belini.
“As vendas foram boas em função do IPI ter retornado somente uma pequena fatia, vai ter mais uma parte a partir de abril, e retorna totalmente no mês de julho. Por isso, que o mercado reagiu bem além dos juros baixos e da disponibilidade de crédito, que foram fatores decisivos para o aumento das vendas”, disse o presidente da Anfavea.
As vendas de veículos leves em janeiro e fevereiro totalizaram 428,7 mil unidades, 10,3% a mais do que no mesmo período de 2012. A produção chegou a 508,6 mil unidades, um crescimento de 18,4% sobre os dois primeiros meses do ano passado.
O presidente da Anfavea, no entanto, espera que mesmo com o aumento do IPI nos próximos meses, as vendas de veículos continuem em alta. “À medida que o IPI for subindo há uma elasticidade preço versus procura que deve ser considerada. Porém, se toda a economia girar, toda economia estiver girando a uma certa velocidade, ela pode absorver esse efeito do aumento do IPI”, destacou.
O mês de fevereiro apresentou queda nas vendas na comparação com janeiro. As vendas caíram de 243,4 mil veículos, no primeiro mês do ano, para 185,2 mil, no segundo, variação que, segundo Anfavea, ocorreu pela quantidade menor de dias úteis no mês e por ser fevereiro o mês que tradicionalmente menos se vende carro.

