São Paulo – As vendas de carros importados cresceram 310,9% em julho deste ano sobre o mesmo período de 2007. O dado foi divulgado pela Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva) e refere-se aos números das vendas no atacado das suas filiadas BMW, Chrysler, Dodge, Effa Motors, Ferrari, Jeep, Kia Motors, Maserati, Pagani, Porsche e Ssangyong.
Se comparadas a junho, as vendas cresceram 14,8% em julho de 2008, totalizando 3,949 mil unidades. No acumulado dos primeiros sete meses deste ano, as fabricantes de carros importados comercializaram 17,462 mil unidades no Brasil. Houve alta de 261,23% em relação aos 4,834 mil veículos de igual período do ano passado.
O presidente da Abeiva, Jörg Henning Dornbusch, afirmou, em material divulgado pela assessoria de imprensa, que com a possibilidade de chegada de novas associadas neste semestre, a associação pode rever para cima as estimativas para o ano. A entidade mantém, por enquanto, projeção de encerrar o ano com 32 mil unidades comercializadas.
As associadas da Abeiva tiveram participação de 1,47% no mercado brasileiro de veículos de passageiros e comerciais leves em julho. Nos sete primeiros meses do ano, a participação alcançou 1,02% do mercado doméstico total de automóveis.
As vendas tiveram desempenho similar ao atacado no varejo e emplacamento. Foram comercializadas em julho 3,922 mil unidades no varejo e licenciados 3,752 mil veículos. No acumulado de sete meses, o varejo apresentou 16,751 mil veículos e foram emplacadas 15,882 mil unidades.