São Paulo – Foram vendidos 49,6 milhões de livros no Brasil desde o começo deste ano, com receita de R$ 2 bilhões e crescimento de 32,7% em volume e 31,3% em faturamento. O dado faz parte da pesquisa Painel do Varejo de Livros no Brasil, feita pelo Nielsen BookScan e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Em 2020, o setor registrou 37,3 milhões de obras vendidas, com faturamento de R$ 1,5 bilhão.
Os números de 2021 se referem ao período de 4 de janeiro a 05 de dezembro. Para essa expansão contribuíram os descontos concedidos pelo setor, que derrubaram o preço médio, apesar da inflação para o exercício, estimada em mais de 10%, comentou o gestor da Divisão Nielsen Book Brasil, Ismael Borges. O desconto observado foi o maior dos dois últimos ciclos anuais, alcançando 25,52%, que é 2,81 pontos percentuais acima do desconto médio de 2020.
Segundo a pesquisa, as ações promocionais realizadas por varejistas durante a Black Friday contribuíram para elevar o número de livros vendidos e o faturamento do setor no Brasil no final do ano. Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do caixa das livrarias, comércio eletrônico e varejistas colaboradores.