Emirates News Agency*
Abu Dhabi – As vendas de ouro no varejo dos Emirados Árabes Unidos aumentaram 26% no terceiro trimestre de 2005, alcançando aproximadamente US$ 380 milhões, ante cerca de US$ 299 milhões no mesmo período em 2004, segundo relatório no jornal árabe The Gulf Today.
Em peso, o aumento foi de 15%. O consumo de jóias de ouro cresceu 13% de 18,4 toneladas no terceiro trimestre de 2004 para 20,8 toneladas no mesmo período deste ano. As compras de ouro para investimento – lingotes, moedas e barras – cresceram 33% no terceiro trimestre de 2005, alcançando duas toneladas ante 1,5 tonelada em igual período em 2004.
"O grande crescimento do turismo de Dubai contribuiu para a boa performance do mercado de ouro," afirmou o diretor geral do Conselho Mundial do Ouro (WGC, na sigla em inglês) para o Oriente Médio, Turquia e Paquistão, Moaz Barakat.
"Uma das razões que faz de Dubai um pólo de ouro é o interesse que os turistas têm neste metal. Cerca de 70% das pessoas que visitam Dubai vão ao shopping center especializado em ouro. Dubai também é vista como centro mundial de tendências e design em jóias de ouro e tem preços bastante competitivos. Mesmo com a alta volatilidade do preço do ouro nos últimos anos, o interesse dos consumidores no ouro de Dubai não caiu", explicou Barakat.
*Tradução de Mark Ament

