São Paulo – Nunca tantos brasileiros fizeram as malas rumo aos países árabes. E não se está falando aqui apenas da participação em feiras e reuniões de negócios nesses locais, mas de turismo de lazer mesmo. Entre as operadoras, o salto nas vendas de pacotes chega a 50% de três anos para cá. Foi o que ocorreu na Costa Cruzeiros. Na Nascimento Turismo foi de 35% em 2009. Também 35% é a projeção de crescimento para 2010 sobre o ano passado da CVC, a maior do setor no Brasil. Tamanha agitação faz parte de um movimento que tem Dubai, nos Emirados Árabes, como principal estrela. Isso além de roteiros clássicos, como o Egito, e outras apostas que devem ganhar mais espaço nas férias, como Jordânia e Tunísia.
O que é que esses destinos têm? "Em Dubai tudo é muito novo, muito grande, com destaque para a arquitetura. Já roteiros como o Egito ou a Jordânia são charmosos principalmente pela história", explica o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) em São Paulo, Edmar Bull.
Segundo ele, Dubai está em alta entre os turistas por diferentes motivos: a oferta de voos diários da Emirates saindo de São Paulo e a maior divulgação do local, com direito a servir de cenário para cenas de "Caminho das Índias", novela da Rede Globo exibida no ano passado. Isso para não falar das celebridades brasileiras que não se cansam de exaltar as belezas do deserto, como os apresentadores Hebe Camargo e Amaury Jr., entre outros famosos.
Diante de tanta animação, as empresas colecionam bons resultados. No caso da Costa Cruzeiros, o aumento no número de brasileiros interessados em viagens de navio em Dubai foi de 50% de 2007 para cá. Hoje, a operadora mantém duas embarcações, o Costa Deliziosa e o Costa Luminosa, navegando na região na alta temporada, que vai de dezembro a maio. Cada uma delas tem capacidade para 2.826 passageiros, com saídas semanais. “Organizamos tudo de modo que os viajantes possam ter uma ou duas noites com o navio parado em Dubai, para conhecer melhor o local”, diz Cláudia Del Valle, gerente de Vendas e Marketing do Grupo Costa Brasil.
Na CVC, que embarcou dois milhões de passageiros em viagens nacionais e internacionais em 2009, o objetivo é aumentar as vendas de pacotes para os países árabes em 35% esse ano. Lá, os destinos mais procurados dentro desse grupo são o Egito e os Emirados Árabes. Tanto que a empresa vai lançar, esse ano, uma campanha de incentivo em parceria com o governo egípcio. "É uma iniciativa que envolve o órgão de turismo daquele país e as empresas que oferecem turismo receptivo por lá", explica Marcos Scardua, supervisor de Produto da CVC para a África, Europa e Oriente Médio.
Entre o segmento, a CVC pretende investir principalmente na Tunísia. "É a nossa maior aposta dentro desse grupo", afirma Scardua, ele mesmo um viajante saudoso das paisagens de Túnis e El Djem, duas das cidades que ele mais gostou de visitar quando esteve naquele país. "O Coliseu de El Djem é lindo, super conservado", conta.
Outra empresa disposta a fazer cada vez mais brasileiros carimbarem o passaporte nesses destinos é a Nascimento Turismo. Lá, a expansão foi de 35% nas vendas de pacotes para o Egito e de 20% para o Marrocos em 2009 diante de 2008. No ranking dos roteiros mais cobiçados da operadora estão os Emirados Árabes, o Egito e o Marrocos, nessa ordem.
Quer mais? No caso da operadora Canadá Turismo, a procura foi tanta que levou à criação de uma divisão dentro da empresa para atender apenas esse segmento, a Só Dubai, em 2008. O núcleo inclui ainda pacotes para a Jordânia e o Egito. "Caprichamos no treinamento dos nossos funcionários para oferecer roteiros personalizados", explica Eduardo Camargo, diretor da Canadá Turismo. Um exemplo desse serviço foi a organização da viagem de um grupo de 16 mulheres com idades entre 65 e 80 anos para Dubai recentemente. "Elas adoraram, esse é um roteiro que atrai visitantes de diferentes perfis", afirma. A julgar pela empolgação para fazer as malas, fica difícil não concordar com ele.